Faber-Castell

Brasil abrigará uma das mais importantes feiras do setor de Licensing do mundo

22/07/2009 - 00:07
Dados da Associação Brasileira de Licenciamento (Abral) apontam que o faturamento para o mercado revendedor em geral será 3 bilhões e 400 milhões de reais em 2009, com royalties variando entre 6 e 14%. O setor de licenciamento de marcas conta atualmente com cerca de 900 empresas licenciadas e 550 licenças disponíveis distribuídas entre 80 agências licenciadoras, que empregam diretamente cerca de 1200 funcionários. Além disso, são gerados milhares de empregos nas indústrias que produzem os produtos licenciados, embalagens e propaganda, somados ao pessoal empregado na distribuição, entrega e venda ao consumidor final no varejo.

Nesse contexto, a realização da IV Expolic é uma excelente oportunidade para aqueles que pretendem se beneficiar do que este importante setor da economia pode oferecer, trazendo diferencial e agregando valor a produtos e serviços. “O licenciamento é uma ferramenta de marketing que poucas pessoas conhecem e que garante amplas possibilidades de negócios”, explica Luciano Targiani, diretor da Tarcom Promoções, que promove a feira que tem a realização da Associação Brasileira de Licenciamento (Abral) e organizada pelo Grupo Cipa Feiras e Congressos.

Paralelo a IV Expolic, também acontecerão seminários e cursos voltados ao aperfeiçoamento profissional. São eles o Licensing International Seminar (LIS), voltado para as agências de licenciamento, empresas licenciadoras, fornecedores, empresas licenciadas, acadêmicos e profissionais dos demais segmentos do setor; o Curso de Introdução ao Licenciamento (CIL), direcionado para o público interessado em ingressar nesse mercado e também para o aperfeiçoamento de quem já trabalha na área; e o Seminário Aberto de Cases de Licenciamento (CASELIC), destinado à explanação de cases de sucesso para todos esses públicos.

“O uso de marcas ou imagens de celebridades, esportistas, estilistas, times de futebol, desenhos animados e programas infantis na TV contribuem para difundir tais produtos por meio de seus nomes e prestígio”, destaca Targiani. E segundo a ABRAL, a comercialização de produtos com imagens de personagens licenciados pode impulsionar as vendas em até 20%. Redes de supermercado, por exemplo, já constataram o quanto podem lucrar quando seus produtos de marca própria são acompanhados de um personagem em suas embalagens.

O evento deve receber mais de 3 mil profissionais da indústria do vestuário, bebidas, plástico, calçados, material escolar, perfumes e cosméticos, artefatos para escritório, malas e bolsas, lojas de departamento e moda. Na ocasião, agências de licenciamento de marcas, licenciadores, escritórios de advocacia especializados, emissoras de TV, empresas de consultoria, produtoras de filmes, entre outros, apresentarão centenas de opções para incrementar negócios de forma criativa e eficiente. “A IV Expolic é um feira que permite um amplo intercâmbio de negócios e conhecimento técnico-profissional”, complementa José Roberto Sevieri, do Grupo CIPA.

Com visitação e transporte gratuito (vans do metrô Jabaquara - Rua Nelson Fernandes, 400), a IV Expolic será realizada no Centro de Exposições Imigrantes (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5), na cidade de São Paulo. Simultaneamente, acontecerá o V LIS - Licensing International Serenar (temas expostos em forma de painel), II CIL - Curso de Introdução ao Licensing (informações do setor voltadas para os iniciantes do setor de licenciamento) e o I CASELIC - Cases de Licensing (apresentação de cases de empresas e celebridades). Mais informações www.expolic.com.br ou (11) 5585-4355.

Expolic - IV Feira Internacional de Licenciamento
Local: Centro de Exposições Imigrantes - Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 - São Paulo (SP)
Dias 19 e 20 de agosto
Horário: Das 14h30 às 20h30
Mais informações: (11) 5585-4355
Entrada franca e transporte Gratuito: Vans do metrô Jabaquara (saída Rua Nelson Fernandes, 400)

  Mais notícias