Faber-Castell

Feira de papelaria marca lançamento de produtos

22/07/2009 - 00:07
Feira de papelaria marca lançamento de produtos A terceira edição da Fenapel - Feira Nacional de Papelaria, Escritório, Informática e Livraria será realizada entre os dias 12 e 15 de agosto de 2009 no Expominas, em Belo Horizonte- MG.

A feira, organizada pela L&C Eventos, é um marco no lançamento de produtos dos fabricantes e abastecimento de varejistas dos setores de papelaria, livraria, informática, editoras, materiais escolares, móveis escolares, presentes, brinquedos, uniformes e brindes.

A data da Fenapel foi pensada estrategicamente, pois o setor de varejo se prepara no início do segundo semestre para a renovação dos estoques para o final do ano. Donos de papelarias, lojistas, diretores e professores de escolas, empresários do segmento e compradores corporativos poderão encontrar os melhores fornecedores com o preço mais acessível, todos reunidos em um só lugar.

São mais de 70 expositores. De acordo com o diretor da L&C Eventos, Luiz André Chiatti, a feira deve movimentar cerca de 14 milhões de reais este ano.

De acordo com o diretor da Câmara Setorial de Papelarias e Afins da CDL-BH, Marco Antônio Gaspar, a Fenapel deverá trazer otimismo para o setor. “Sabemos que este momento de crise deixa o mercado apreensivo, mas estamos nos empenhando para gerar várias oportunidades de negócio durante a feira”, diz Gaspar. Entre as novidades para o ano, está o incentivo fiscal. “Conseguimos a prorrogação para o recolhimento do ICMS relativo às saídas de mercadorias decorrentes de negócios firmados ou iniciados na Fenapel. Participando da feira , o fornecedor poderá efetuar em 21 de dezembro o pagamento das ST´s (substituição tributária) de toda Nota Fiscal geradas a partir de pedidos tirados. Ou seja, mais 3 meses de prazo. Isso representará uma grande vantagem tanto para o fornecedor quanto para o comprador”, explica Gaspar. Outra ação que promete atrair mais visitantes é o trabalho junto a um novo tipo de comprador para o evento: os compradores corporativos e de entidades.

O segmento de papelaria movimenta quase R$.4 bilhões/ano no Brasil. Os itens de papelaria respondem por 77% do total do faturamento. Os 23% restantes correspondem às vendas de livraria. Os principais produtos das papelarias são material escolar e de escritório, representando 60% das vendas das lojas. Os outros 40% são ocupados por livros, material de informática e presentes.

Em Minas Gerais o setor é composto principalmente por micro empresas. No estado, 87,74% das papelarias tem de 0 a 4 vínculos ativos. “São empresas essencialmente familiares, onde mãe, pai e filhos é que fazem todo o serviço”, explica Gaspar. No que diz respeito à escolaridade, a maioria (51,76%) possui até o segundo grau completo. Os trabalhadores do setor trabalham em média 41,5 horas por semana, sendo que a grande maioria (87,28%) ganha três salários mínimos ou menos. O salário médio não ultrapassa 1,5 salários mínimos.

A feira também oferece oportunidades de atualização na área. Dentre as atividades, estão treinamentos para funcionários e professores de escolas, workshop e oficinas, palestras, rodadas de negócios, exposições e mostras. Os cursos são gratuitos e as vagas limitadas.

Fenapel 2009
Data: 12 a 15 de agosto
Horário de funcionamento: 14h às 22h de 12 a 14 de agosto. No dia 15, de 11h às 20h
Local: Expominas. Amazonas, 6030 - Gameleira. Belo Horizonte/MG

  Mais notícias