Faber-Castell

Feira de Brinquedos entra na era da Sustentabilidade

09/04/2009 - 00:04
O Grupo SustentaX participará da edição 2009 da Feira Nacional de Brinquedos (Abrin), maior feira de brinquedos da América Latina, promovida pela ABRINQ - Associação Brasileira de Brinquedos e Francal Feiras, que reúne os mais expressivos fabricantes nacionais de brinquedos, puericultura e afins. A SustentaX será a responsável por garantir que o evento aconteça respeitando os princípios de sustentabilidade, incluindo separação seletiva de sobras, destinação correta de resíduos dentre muitos outros aspectos.

Na Abrin, o Grupo SustentaX também estará presente para mostrar como a sustentabilidade pode contribuir para aumentar a capacidade de competição das empresas fabricantes de brinquedos e para a valorização de marca.

"O consumidor de hoje está muito bem informado exigindo que suas aquisições além de qualidade e salubridade não impactem o meio ambiente. Quando falamos em brinquedos e produtos para o público infantil, as inquietações são ainda maiores, pois envolvem segurança e saúde", afirma Newton Figueiredo, Fundador e Presidente do Grupo SustentaX.

"Ações socioambientais que geram valor corporativo precisam fazer parte do planejamento estratégico das empresas. A aplicação de recursos em projetos sociais ou ambientais tem que ter relação com os negócios das corporações", exemplifica. Nesse sentido, segundo ele, é preciso criar valor para a sociedade e para o negócio, o que faz parte de estratégias competitivas. Se a empresa não vier a ser reconhecida como ética e socioambientalmente responsável, vai perder seus clientes, de forma progressiva. É preciso que o consumidor perceba uma sustentabilidade intrínseca das ações das empresas. E chegar a isso não é fácil: tem que começar por dentro da organização, no que ele chama de endosustentabilidade. "A comunicação com os consumidores precisa mudar para incorporar as práticas genuínas e verdadeiras na direção da sustentabilidade. O "marketing verde" inconsistente vai levar ao descrédito e a perda de competitividade e receita", conclui.

O Grupo SustentaX apresentará também o Selo SustentaX que atesta a qualidade, a salubridade e responsabilidade socioambiental de produtos e serviços. De acordo com Figueiredo, quando falamos em produtos infantis, o consumidor está querendo a garantia de segurança, qualidade e quer ter a certeza de que não faz mal à saúde. “A preocupação socioambiental também é crescente e, portanto, é fundamental deixar claro, por exemplo, que a madeira do brinquedo tem origem controlada e que sua produção foi feita com responsabilidade social”, afirma.

Além dos brinquedos, explica, é importante que o mobiliário infantil não contenha formaldeído e que as tintas, vernizes, colas e materiais de limpeza utilizados nos móveis e no quarto da criança tenham baixos componentes orgânicos voláteis de forma a não prejudicar a saúde (bronquite, alergia, problemas respiratórios...).

  Mais notícias