Faber-Castell

Potes com proteção antibacteriana

27/06/2008 - 00:06
Eles mantêm organizados os armários e as geladeiras, são utilizados para preparar refeições e também para armazenar, resfriar, congelar, descongelar e aquecer alimentos; enfim, os potes plásticos são verdadeiros coringas na cozinha, sinônimos de praticidade na vida moderna. Como estão em contato direto com a comida, precisam estar sempre limpos e ser de origem confiável, com procedência que ofereça qualidade e segurança. Sempre atenta às necessidades dos consumidores, a Plasútil, umas das maiores indústrias do mercado de utilidades domésticas do Brasil, oferece potes plásticos com design moderno, encaixes perfeitos, maior segurança e higiene alimentar, pois aplica neles a proteção antibacteriana Microban®, que inibe continuamente o crescimento de microorganismos – como as bactérias que causam manchas, mau odor e degradação dos alimentos. A tecnologia antibacteriana é incorporada durante a fabricação dos potes, o que garante eficácia durante toda a vida útil do produto, mesmo quando houver fissuras, e não saindo com lavagens, esfregações ou produtos de limpeza.

Geralmente, os alimentos ficam muito tempo estocados em potes plásticos e, algumas vezes, chegam a estragar dentro deles, criando um ambiente propício para a proliferação de bactérias. Outro fator de risco é a contaminação cruzada, ou seja, colocar um alimento que tenha por natureza bactérias e não higienizar adequadamente antes de colocar outros alimentos que serão consumidos crus. Por exemplo, a bactéria Salmonela é muito comum em aves, mas morre no momento do preparo (cozidas, fritas ou assadas), pois não resistem às altas temperaturas. No entanto, a Salmonela pode permanecer no pote e contaminar vegetais, verduras ou frutas, que, ao serem consumidos crus, podem causar intoxicação alimentar (somente nos Estados Unidos a intoxicação alimentar leva à morte cerca de 5,2 mil pessoas por ano. No Brasil, não há controle e estudos específicos).

A proteção antibacteriana Microban não substituiu a necessidade normal de limpeza.

Alguns cuidados também prolongam a vida dos potes. Confira algumas dicas da Plasútil.

1. Lavar com sabão neutro e esponja macia.
2. Quando levado ao microondas, usar a tampa de cabeça para baixo ou de maneira que permita a saída de ar, evitando respingos no interior do forno e danos ao produto.
3. Pode ser levado em Banho Maria.
4. Evitar o preparo de alimentos que contenham alto teor de gordura e/ou açúcar, pois os mesmos podem atingir temperatura de até 400ºC, provocando danos ao produto.
5. Se usado em lava-louça, mantenha o produto afastado do elemento de aquecimento da máquina.
6. Ao retirar o produto do freezer, tomar cuidado com eventuais choques ou pancadas, pois a baixa temperatura reduz a resistência a impactos.
7. Variação de temperatura permitida de -10ºC a +110ºC.

Além dos potes plásticos, a Plasútil oferece ampla linha de produtos com proteção Microban, como prancha de corte para culinária e duas linhas direcionadas a alimentação de bebês: todos os pratos, tigelas, porta leite em pó, talheres, copos e canequinhas da linha Gira-Gira e Filhotes. Informações: www.plasutil.com.br.

  Mais notícias