Faber-Castell

Suzano apresenta Reciclato Colorlok

04/09/2008 - 00:09
O desenvolvimento sustentável é parte integrante da filosofia de gestão da Suzano Papel e Celulose desde sua origem. Com o objetivo de fortalecer ainda mais a responsabilidade sócio-ambiental da companhia, em 2001, a Suzano saiu à frente de seus concorrentes e lançou o Reciclato, o papel com papel social, que contribui para a profissionalização do catador de rua e preservação do meio ambiente.

Agora, o primeiro papel 100% reciclado produzido em escala industrial reforça o pioneirismo da empresa em desenvolvimento de produtos no mercado nacional e passa a incorporar a tecnologia Colorlok, que permite fixar melhor a cor, produzindo documentos com imagens mais vivas, além de oferecer secagem mais rápida da tinta, o que contribui para a diminuição de borrões e melhor qualidade de impressão em qualquer tipo de equipamento.

Composto de 75% de aparas pré-consumo e 25% de aparas pós-consumo - adquiridas diretamente de cooperativas de catadores de material reciclável - o Reciclato® contribui para o aumento real da renda de mais de 3,7 mil cooperados, que vendem mensalmente toneladas de papel para a companhia. Hoje, são mais de 13 mil pessoas beneficiadas diretamente.

A Suzano é a primeira empresa a introduzir o selo ColorLok em suas marcas próprias de papel cut-size em toda a América Latina, como resultado de um acordo com a Hewlett-Packard (HP) que prevê o licenciamento e a incorporação da tecnologia desenvolvida pela fabricante de computadores e impressoras aos papéis produzidos pela Suzano.

Os papéis ColorLok possibilitam melhor qualidade de impressão em qualquer tipo de equipamento – copiadoras, laser e jato de tinta. Para contar com o selo, os produtos devem atender a uma série de padrões de qualidade, além de critérios físicos e eletrostáticos. Com essa nova tecnologia, o Reciclato oferecerá impressão colorida mais uniforme, mais brilhante e com pretos mais intensos.

Ao adquirir o Reciclato Colorlok o consumidor ou a empresa contribuirá para a inserção socioeconômica dos catadores de material reciclável e para a redução do material descartado e não aproveitado nas cidades, sem precisar abrir mão da qualidade de impressão.

Como não poderia deixar de ser, já que a companhia possui 100% de seu portfólio de produtos certificados pelo FSC - uma das mais importantes e mais reconhecidas certificações ambientais no mundo, o Report Colorlok também traz essa garantia de origem. O FSC, que em português significa Conselho de Manejo Florestal, atesta o correto manejo das florestas baseado em princípios e critérios rigorosos que levam em conta as boas práticas de uma empresa em relação aos aspectos sociais, ambientais e econômicos. Para obter o selo, uma empresa deve oferecer padrões exemplares de conduta nesses três aspectos.

O intuito da Suzano, do Instituto Ecofuturo e dos parceiros que adotaram a causa social do Reciclato, é promover a criação e profissionalização de cooperativas de coleta seletiva que, inseridas no contexto da indústria de reciclagem, tenham condições de gerar renda, trabalho e fornecer o material reciclável para a produção do Reciclato. “É um conceito cada vez mais presente no cotidiano da população. Hoje, vivemos a reciclagem e muitos encontraram nessa atividade uma importante fonte de trabalho e renda”, diz Carlos Aníbal de Almeida diretor da Unidade de Negócio Papel da Suzano Papel e Celulose.

Parte da renda obtida com a venda do Reciclato é destinada aos projetos sociais e ambientais realizados pelo Instituto Ecofuturo, Organização Não-governamental Instituída pela Suzano Papel e Celulose, cujo objetivo é promover a educação para o protagonismo, visando a integração do homem com a natureza. Mais informações: www.suzano.com.br/reciclato

  Mais notícias