Faber-Castell

Chamex certificado pelo Inmetro

04/09/2008 - 00:09
Chamex certificado pelo Inmetro A International Paper (IP) acaba de lançar no mercado sua linha de papéis certificadas pelo Cerflor, certificação florestal gerenciada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e reconhecida internacionalmente pelo PEFC (Program for Endorsement on Forestry Certification), uma organização internacional que congrega sistemas de certificações florestais em todo o mundo. A certificação da cadeia de custódia do Cerflor permite a rastreabilidade da matéria-prima, desde a origem da madeira até a etapa final da produção dos papéis da IP no Brasil, oferecendo ao consumidor a garantia de que seus produtos seguem critérios de sustentabilidade, ou seja, são ambientalmente corretos, socialmente justos e economicamente viáveis.

O selo Cerflor é obtido após auditorias detalhadas da área florestal, produção de celulose e papel até a comercialização dos produtos. Os padrões são definidos em normas elaboradas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas) e integradas ao Inmetro e ao Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade. "A conquista desta certificação reforça nossa atuação sustentável e representa uma garantia de consumo consciente para quem utiliza a linha de papéis Chamex", afirma o diretor Comercial da International Paper, Nilson Cardoso.

Desde a segunda quinzena de agosto, as novas embalagens da linha Chamex - composta por Colors, Office, Multi, Super e Eco - estão nos pontos-de-venda estampando o selo de certificação do Cerflor e do Inmetro, além de um selo metalizado, aplicado no centro da embalagem, que reforça a informação de que o papel Chamex é fabricado a partir de florestas 100% plantadas e renováveis, segundo os critérios de sustentabilidade. No verso do produto, o layout destaca os princípios de sustentabilidade da empresa, como a conservação de florestas nativas - atualmente a International Paper mantém 24 mil hectares de matas nativas protegidas como reserva legal.

Segundo o gerente de marketing da linha Chamex, Antônio Guedes, a demanda por produtos sustentáveis é um reflexo da preocupação da sociedade com as questões ambientais e sociais. Para Guedes, este comportamento do consumidor é positivo e representa uma oportunidade para que a marca Chamex seja reconhecida como opção de consumo consciente. "Pesquisas mostram que os consumidores já identificam Chamex como a marca de papel que respeita a natureza. Agora, queremos reforçar este posicionamento enfatizando a sustentabilidade em todas as etapas do processo de fabricação", afirma Guedes.

Todos os esforços da International Paper para levar ao mercado Chamex com os selos do Cerflor, do Inmetro e do PEFC, têm como objetivo mostrar aos consumidores que o seu papel branco para imprimir e escrever oferece uma opção de consumo consciente. Destacam-se a origem renovável da matéria-prima e os padrões rígidos de proteção ao meio ambiente aplicados ao processo de fabricação. "Mostrando nossa postura em relação ao meio ambiente, esperamos conquistar aqueles que buscam uma alternativa de consumo sustentável", declara Antônio Guedes.

Chamex na mídia
Com o objetivo de divulgar o pioneirismo na conquista da certificação CERFLOR, a International Paper estará presente na edição número 925 da revista Exame com o anúncio: "Eu já sabia. Chamex, o primeiro papel certificado pelo Cerflor Inmetro". O anúncio reforça o novo posicionamento da International Paper, bem como, as diretrizes da companhia em relação à sustentabilidade nos negócios, tanto para o leitor habitual como para o público corporativo e interessados no tema.

Sobre a IP - A International Paper, fundada em 1898, é uma empresa produtora de papéis não revestidos e embalagens, com atuação global em mercados primários e fábricas na América do Norte, Europa, Rússia, América Latina e Ásia. Seus negócios com papéis não revestidos e embalagens são complementados pela Xpedx, a maior distribuidora de papéis para impressão, suprimentos e equipamentos gráficos da América do Norte. Com sede nos Estados Unidos, a International Paper emprega aproximadamente 65.000 pessoas em mais de 20 países, e atende clientes em todo o mundo. O total anual de vendas é de cerca de US$ 22 bilhões. A International Paper constrói parcerias com clientes e entidades ambientais, acadêmicas, cívicas e governamentais, bem como proprietários de terras e empresas florestais, para incentivar o manejo responsável de florestas e aumentar a reutilização de nossos produtos recicláveis. Desde há muito, a empresa tem por política a não utilização de madeira proveniente de florestas ameaçadas de extinção. Para saber mais sobre a International Paper, seus produtos e seu compromisso com a sustentabilidade econômica, social e ambiental, acesse: www.internationalpaper.com.br.

  Mais notícias