Faber-Castell

Livro ensina como ser ecologicamente correto com glamour

21/10/2008 - 00:10
Livro ensina como ser ecologicamente correto com glamour Uma pessoa ecológica tem tudo para ser uma pessoa chic. Essa combinação, que nenhum outro livro fez anteriormente, sobre uma vida mais ambientalmente correta agora pode ser vista em “Eco Chic – Salvando o Planeta com Estilo” (Matrix Editora, 216 páginas).

Escrevendo de maneira informativa e bem-humorada, a autora Christie Matheson, logo na introdução, diz que “não planta o próprio repolho orgânico”, mas que está interessada em se tornar ecologicamente correta. Ela normalmente escreve sobre coisas que são consideradas chiques, gosta de tomar banhos quentes e “nunca chegará a ser como alguém que pode passar um ano inteirinho sem comprar nada novo”. Mas isso não quer dizer que tenha de abandonar qualquer esperança de levar uma vida mais “eco-lógica” – expressão que ela coloca no livro para defender os conceitos que apresenta.

Christie Matheson traz um glossário sobre os principais termos usados quando o assunto é ecologia, o básico para que qualquer leigo consiga entender o discurso de um ecologista.

Ela aponta atitudes ecologicamente corretas que podem ser feitas por qualquer pessoa, mesmo que ela não tenha a sua própria casa, não esteja planejando mudança alguma, ou não possa instalar sistemas que permitam o uso de energias alternativas, como a eólica ou a solar.

Um livro que pretende alterar a maneira de pensar e entender que ser eco é bom para cada um, para todos à nossa volta e para o planeta. Não é sobre privar a si mesmo, mas sobre viver positivamente para o mundo.

Trechos
“Saber de onde vem sua comida é tão chic agora. Gourmets adoram falar sobre isso. Se você tiver convidados para o jantar, ser capaz de dizer onde é feito o queijo de cabra e de que fazenda vieram as verduras da salada (se eles estiverem interessados – há uma linha tênue entre um connoisseur e um irritante sabe-tudo, portanto, não a ultrapasse) vai lhe garantir elogios.”

“Não saia por aí repondo tudo você mesma, da sua maquiagem a seu guarda-roupa e seus móveis, por produtos (teoricamente) ambientalmente corretos. Ser ambientalmente correta significa consumir menos, não mais. E se você sai comprando e comprando feito louca, você está definitivamente na trilha do mais. Adquira o hábito de pensar antes de comprar. O melhor momento de comprar coisas ambientalmente corretas é quando você precisa delas.”

“Lembra-se de todos aqueles pesticidas e acabamentos químicos que o lençol convencional de algodão leva? Isso mesmo, eles estão nas toalhas convencionais também – aquela que você esfrega por todo o seu corpo nu quando sai do banho. Muitas toalhas são tratadas com agentes antibacterianos como o triclosano, que provoca o desenvolvimento de resistência a tratamentos bactericidas. Seque-se com toalhas não tratadas de algodão orgânico, que têm propriedades antibacterianas naturais.” Informações: www.matrixeditora.com.br.

  Mais notícias