Faber-Castell

Os efeitos da ditadura sob o ponto de vista psicológico

10/03/2009 - 00:03
Os efeitos da ditadura sob o ponto de vista psicológico “Memória Política, Repressão e Ditadura no Brasil" traz para o público a história de um período de repressão como da ditadura militar no Brasil, quase sempre relegada aos subterrâneos da História e da memória oficial. Mais que isso, traz à luz a memória da resistência e da luta política dos movimentos sociais populares que recusam as versões instituídas pela memória oficial.

Ao longo do livro, a autora procura mostrar que na memória das lideranças políticas (sindicais e comunitárias) ainda estão presentes os legados da repressão policial, da impunidade e do autoritarismo na sociedade brasileira especialmente nas instituições políticas, policiais e, no interior das próprias organizações comunitárias e movimentos em que participam.

Não obstante, na contramão da história aparece um legado especialmente importante para os movimentos sociais: a existência de uma memória política construída pelos movimentos sociais que se preocupam em transmitir às novas gerações os acontecimentos ocorridos no período da ditadura militar.

"Memória Política, Repressão e Ditadura no Brasil" é um livro que demarca o ponto de partida de uma nova frente de pesquisa no Brasil. Além de oferecer um estudo empírico complexo sobre a memória e a consciência política, a autora também aproxima o leitor e o pesquisador brasileiro dos estudos e teorias desenvolvidas no exterior sobre esse tema, até hoje relativamente esquecido em nosso meio. O trabalho de Soraia Ansara é um passo importante na direção de focalizar a memória psicopolítica como um dos aspectos centrais a serem considerados no estudo da realidade política brasileira.

Soraia Ansara é mestre e doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, licenciada em Filosofia pelas Faculdades Associadas Ipiranga. Atualmente é professora titular da Uniradial Estácio e educadora social do Instituto Sedes Sapientiae, atuando na assessoria aos movimentos sociais e Secretarias Municipais de Educação. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Psicologia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: memória política, movimentos sociais, consciência política, participação política e intervenção psicossocial em comunidades. Tem também experiência na área da educação, com ênfase em fundamentos da educação e formação de professores. É membro da Associação Brasileira de Psicologia Política (ABPP). Páginas: 382. Preço: R$ 64,90. Informações: www.jurua.com.br

  Mais notícias