Anuncie

Faber-Castell inaugura Espaço de Criatividade e Inovação dedicado ao público infantojuvenil

13/09/2018 - 16:09

Companhia quer preparar as crianças para os desafios do mundo moderno aplicando métodos que desenvolvem a criatividade como uma habilidade fundamental  

Com metodologia exclusiva pensada em parceria com o pesquisador Leo Burd do Massachusetts Institute of Technology (MIT/Media Lab), o Espaço Faber-Castell de Criatividade e Inovação é uma iniciativa que expande o território de atuação da marca, sendo um dos novos projetos nesse sentido.

No Espaço, uma série de atividades apoiadas na metodologia de aprendizagem criativa, e com alinhamento pedagógico com a Base Nacional Curricular (BNCC), estão disponíveis para crianças e jovens de 6 a 14 anos. As atividades envolvem narrativas com aventuras do Esquadrão Eureka, montagem de protótipos com mão na massa, produção de vídeos e muito mais.  As crianças podem vivenciar essa experiência em grupos de escola, com os pais e amigos ou mesmo sozinhas com o apoio de monitores.

Para a brincadeira ainda ficar mais divertida e lúdica, a Faber-Castell criou personagens que participam de algumas atividades. O esquadrão Eureka é formado pelo quarteto: Samuca, Pandora, Gigio e Engenhoca, a cadela super companheira dessa turma.

“Nossa intenção é preparar as crianças para os desafios do mundo moderno. Vamos cada vez mais investir em novos métodos e soluções que ampliem as possibilidades de pensamento criativo dentro e fora da sala de aula”, explica Eduardo Ruschel, diretor de Marketing e Inovação da Faber-Castell.

Nas atividades as crianças, são expostas a um desafio no qual terão que propor uma solução em equipe. Na sequência, usando os materiais e equipamentos disponíveis como impressoras 3D e cortadoras a laser, montam um protótipo. Por fim, gravam um vídeo para compartilhar sua experiência. A metodologia faz uso de ferramentas como storytelling, design thinking e atividades mão na massa. O objetivo da marca é que as crianças, enquanto se divertem, desenvolvam habilidades de raciocínio, capacidade de atuar em grupo, comunicação e, claro, a criatividade.

De acordo com o executivo, a companhia percebeu por meio de levantamentos e pesquisas internacionais, que o pensamento criativo é drasticamente reduzido à medida que as crianças crescem. “Identificamos, então, a oportunidade de ajudar os pais, as escolas e os professores a mudarem positivamente essa estatística. Por isso, inauguramos um espaço com uma metodologia que se encaixa perfeitamente às necessidades do mundo moderno, no qual a criatividade já é apontada entre as três competências mais importantes para o dia a dia e empregos futuros”, sinaliza Ruschel.

Para atuar nesse sentido a Faber-Castell procurou especialistas na área de educação, neurociência e aprendizagem. A partir de pesquisas e estudos, selecionou a metodologia principal aplicada no espaço. O local, de 800 metros quadrados, conta com quatro estações de trabalho e uma grande diversidade de materiais e equipamentos para apoiar o desenvolvimento das ideias dos pequenos, tais como itens de papelão, plástico, adesivos e outros.

“A velocidade das mudanças que temos enfrentado nos últimos anos e, que possivelmente irá se acentuar no futuro, faz com que novos modelos de aprendizagem, que estimulem as crianças a pensarem de forma inovadora, sejam fundamentais. Cada vez mais habilidades como senso crítico, comunicação, criatividade e colaboração são fundamentais para prepará-las para a vida adulta. Não bastará apenas ter a informação e o conhecimento. O grande diferencial será como usá-lo de forma criativa e inovadora”, finaliza o executivo.

Serviço:

Espaço Faber-Castell de Criatividade e Inovação

Abertura ao público: 15/09/2018.

Horário de funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, exclusivamente para grupos escolares. Sábados das 10h00 às 22h00, domingos e feriados, das 14h às 20h, aberto ao público em geral.

Preço: De R$ 40,00 a R$ 100,00, depende da atividade. 

Capacidade: 80 crianças simultaneamente, divididas em quatro estações de trabalho com 20 posições.

Ingressos disponíveis na recepção. Podem ser adquiridos com antecedência ou até o horário de início da atividade, mediante disponibilidade.

Endereço: Shopping Market Place - Livraria Cultura, piso superior. Avenida Doutor Chucri Zaidan, 902, Vila Cordeiro, São Paulo - SP.

  Mais notícias