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Staedtler escolhe Brasil para abrir sua primeira subsidiária na América Latina

05/07/2019 - 11:07

A companhia alemã, visando aumentar sua atuação global, investe no continente com a intenção de consolidar cada vez mais as suas relações comerciais, além de trazer novos produtos em seu portfólio

Com a intenção de consolidar-se de vez no mercado latino-americano, a Staedtler - uma das empresas industriais mais antigas da Alemanha e que faz parte da grande tradição dos fabricantes de lápis de Nuremberg desde 1835 - aportou recentemente a maior fábrica de materiais escolares e de escritório do Peru, a Artesco. Seguindo com os investimentos na região, a companhia selecionou o Brasil para residir sua primeira subsidiária na América Latina, dando início a estratégia de expandir em operação e portfólio. O anúncio do início de suas operações com distribuição própria no país foi feito ontem (04), em evento realizado na Pinacoteca do Estado, em São Paulo, com a presenção de Axel Marx, CEO Global, e de Alexandre Facci, manager director Brazil da Staedtler.

Para Marx, a aquisição majoritária do negócio peruano pode ser considerada uma grande oportunidade para ambas as marcas. “Esta Joint Venture é um grande trunfo para nós. Depois de muitos anos, temos novamente uma base de produção no continente americano e, portanto, um posicionamento significativamente mais forte nos mercados regionais”, afirma o executivo.

Segundo o Instituto Internacional de Finanças (IIF), o Brasil é o país que mais recebe investimento estrangeiro direto entre as nações emergentes. O indicador criado pelo próprio IIF busca, segundo seus estudos, medir de maneira mais precisa os fluxos de financiamento externo dos últimos anos. Sendo assim, fica evidente que empresas como a Staedtler - que possui uma cota de exportação da Alemanha superior a 80% - vêm ganhando cada vez mais segurança e estão otimistas em apostar suas fichas nos negócios locais.

Presente mundialmente em mais de 150 países, com nove fábricas de produção e um total de 3.000 funcionários, a companhia alcançou um faturamento de quase 1,6 bilhões de reais em vendas no ano passado. Devido a este desempenho significativo e outros fatores, houve um aumento nos empreendimentos internacionais da empresa, juntamente a sua estratégia global que incentiva a importância do desenvolvimento das raízes analógicas e criatividade humana.

“O posicionamento da subsidiária no Brasil é colorir o futuro da marca no país, em todos os sentidos, nas relações com clientes imediatos e o consumidor final”, explica Facci. Para o executivo, o momento é de apresentar produtos ainda pouco conhecidos para o consumidor brasileiro, através do relacionamento direto com as papelarias. “Tudo isso, sem deixar de lado o esforço no desenvolvimento de materiais com o máximo de qualidade, precisão e conforto”, completa Facci.

Falando em expansão de categoria, a marca pretende trazer ainda este ano sua linha de massa de cerâmica plástica FIMO - fabricada pela Staedtler, que possui alta durabilidade, conforme Facci, e pode ser utilizada para fazer acessórios, enfeites de decoração, esculturas e muito mais - propagando assim suas atividades no segmento de artesanato.

Histórico

Fundada em 1835 por Johann Sebastian Staedtler, a Staedtler é uma das mais antigas empresas industriais da Alemanha e está entre os principais fabricantes e fornecedores mundiais de produtos de escrita, coloração, desenho e criatividade.  Como marca, é reconhecida mundialmente e possui uma alta cota de exportação, são 3.000 funcionários em todo o mundo, sendo que mais de 1.200 deles estão na Alemanha. A companhia atribui grande importância às origens de seus produtos e fabrica quase dois terços dos seus artigos em seu país de origem. Isso torna a Staedtler a maior fabricante de lápis de madeira, canetas OHP, borrachas, pontas de lapiseiras e argilas de modelagem industrial na Europa.

 

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