Faber-Castell

O que 2021 deixa de lição de casa para o mercado de papelaria entregar em 2022?

23/12/2021 - 11:12

*Alexandre Facci, manager director da Staedtler Brasil

É sabido que a ausência da sazonalidade da Volta às Aulas foi um dos maiores desafios de 2020 e 2021 para o setor da papelaria. A movimentação financeira, dentro do segmento, que ocorre nesta época do ano é intensa, e fez falta, sem exceção, para todos os fornecedores. Um planejamento estimado em um faturamento que não ocorreu por dois anos consecutivos fez com que os planos e investimentos fossem reajustados, para que as empresas conseguissem manter o âmbito financeiro saudável.

Desde 2020, o e-commerce tem sido um significativo aliado do mercado em geral e isso fez com que os negócios focassem na venda on-line, com grande aceitação dos consumidores. Uma pesquisa da Neotrust, realizada com os dados de compra do comércio eletrônico durante o primeiro trimestre de 2021, apontou um crescimento expressivo, onde foram feitas 78,5 milhões de compras on-line, mostrando um aumento de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano passado. 

O crescimento desse espaço virtual também consolida o e-commerce para o mercado papeleiro, e mostra que deve ser visto como um braço forte para o varejo físico e que, ao contrário do que se pode pensar, está longe de extingui-lo, se entendermos que a papelaria é local memorável e marcado por experiências sensoriais. E esse fato, ao meu ver, deve ser base para o desenvolvimento do varejo de papelaria no próximo ano. 

Devido às exigências do consumidor das gerações Y e Z, 2022 será marcado pela renovação, portfólios mais atrativos e alta qualidade nos produtos. Também é válido ressaltar, para quem possui expectativas de investimento no mercado de papelaria, 4 pontos que quando olhados de perto, são responsáveis por uma boa rentabilidade na papelaria:

• Independente se loja física ou on-line, é essencial proporcionar uma visitação e exposição atrativa e diferenciada

• Promover interações junto ao consumidor final: experimentações, oficinas, atividades de férias, sorteios, lives, conteúdo rico.

• Focar em produtos que unem uma excelente qualidade e preço alinhado ao mercado

• A busca constante por novidades que possam surpreender e saltar aos olhos do consumidor.
 
Agora é tempo de olhar para as reinvenções e as exigências de mercado e do consumidor para construir ou reconstruir negócios atraentes, modernos e sustentáveis em todos os aspectos. Esse já era o movimento do mercado de papelaria e agora precisa ser considerado pelo varejo mais do que nunca. A tendência é sempre orientada pelo caminhar da humanidade, então é essencial estar atento aos movimentos do mundo.
 
*Alexandre Facci é pós-graduado em Gestão de Atacado e Distribuição na Fundação Getúlio Vargas (FGV), e atualmente é manager director da Staedtler Brasil, uma das empresas industriais mais antigas da Alemanha, que faz parte da grande tradição dos fabricantes de lápis de Nuremberg.

  Mais notícias