Faber-Castell

Instituto Chamex abre inscrições para a terceira edição do curso Arte na BNCC, formação on-line e gratuita para educadores da rede pública de todo Brasil

17/03/2022 - 09:03

A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto Arte na Escola e oferece 1.500 vagas para apoiar na transformação da sala de aula por meio da arte e da criatividade

O Instituto Chamex oferece 1.500 vagas à professores e professoras da rede pública de ensino de todo o território nacional para o curso on-line e gratuito Arte na BNCC. As vagas são limitadas e as inscrições  poderão ser realizadas pelo site do Instituto Arte na Escola, parceiro da iniciativa, entre os dias 10 e 24 de março. Além disso, o Instituto Chamex, com o objetivo de incentivar os educadores a despertar ainda mais a criatividade em sala de aula, enviará para os 100 primeiros  docentes que concluírem o curso um kit especial com Chamequinho 120g, Chamequinho 180g, Chamequinho com 4 cores, Chamex 300 folhas e atividades indicadas para desenvolvimento em sala de aula.  

Com 40 horas de duração, o curso é uma trilha de aprendizagem que reúne vídeos exclusivos, recursos interativos, documentários, materiais complementares e está dividido em quatro módulos: Mapeando a Arte na BNCC, Processos de Criação, Materialidade e Entrelaçando a BNCC e os Territórios da Arte. O início das aulas será no dia 31 de março e os educadores terão o prazo de quatro meses para a conclusão das atividades, recebendo o certificado do Instituto Arte na Escola em sua finalização. A iniciativa temcomo objetivo ajudar os professores a se apropriarem da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na prática, transformando a sala de aula em um espaço de invenção, investigação e pensamento crítico. A 3ª edição do curso ganha uma importância adicional, já que será obrigatória, a partir deste ano, a adoção da nova BNCC.  

"A Arte é uma peça fundamental no currículo escolar. Por meio do ensino de Arte, o aluno constrói repertório expressivo e crítico que o motiva a propor transformações em sua trajetória e também no seu entorno. Países desenvolvidos já perceberam isso e estão colocando a Arte no centro de suas políticas educacionais. Nós lançamos esta terceira edição do curso Arte na BNCC justamente para que os professores conheçam a Base Nacional Comum Curricular e possam se apropriar dela de forma criativa e transformadora”, comenta Claudio Anjos, presidente do IAE. 

Ao longo das aulas, os docentes poderão analisar e se inspirar nas estratégias apresentadas para lidar de forma inventiva nas aulas de Arte, colocando os alunos no papel de protagonistas e valorizando ainda mais os processos de criação na escola. “Esse é o terceiro ano de parceria com o IAE e temos certeza que iremos colher resultados muito significativos. O curso Arte na BNCC está alinhado com a crença do Instituto Chamex de adotar processos inovadores e inventivos como forma de ensinar, aprender, empreender e educar, além do formato que acreditamos para promover a educação, construindo redes e pontes para a transformação. A arte inspira e desperta a criatividade que conecta o aluno ao aprendizado, fortalecendo seu papel de mudar o mundo”, afirma Mariana Claudio, gerente executiva do Instituto Chamex.  

Curso: Arte na BNCC
Formato: on-line
Local: Nacional
Valor: Gratuito
Público: professores e professoras de Arte da rede pública de ensino
Carga horária: 40 horas
Data de inscrição: entre 10 e 24 de março de 2022
Início do curso: 31 de março de 2022 (período de até quatro meses para conclusão)
Inscrições - Clique aqui: Site do Instituto Arte na Escola

  Mais notícias