Faber-Castell

Amigos da papelaria voltam a se reunir presencialmente

11/04/2022 - 17:04

O encontro reuniu 60 pessoas, de várias cidades do Estado de São Paulo, além de profissionais de outros estados, entre eles Paraná e Rio de Janeiro

Quando alguns profissionais resolveram, em 2019, montar o grupo Amigos da Papelaria, a intenção foi de integrar pessoas que comandam o setor nas várias regiões do território nacional, para trocar ideias e fomentar o relacionamento entre esses profissionais, em prol do setor.

No entanto, com a chegada logo em seguida da pandemia, todos continuaram se falando via rede social e esperaram o melhor momento para organizar um evento para reunir o grupo presencialmente. Dessa forma, encabeçado por Sergio Alabe, agora gerente nacional de Papelaria da Multilaser, e Marcelo Cordeiro, gerente de vendas da DAC, com o apoio de Antonio Carlos Di Mauro (mais conhecido como Toninho), diretor comercial da VMP, foi realizado o 1º Encontro Amigos da Papelaria. O encontro reuniu 60 pessoas, de várias cidades do Estado de São Paulo, além de profissionais de outros estados, entre eles Paraná e Rio de Janeiro. O grupo tem pessoas de todo o Brasil, num total de 170 participantes de 100 empresas diferentes.

Sérgio Alabe lembra, juntamente com Marcelo, criou o grupo em novembro de 2019, onde amigos e parceiros foram agregando ao mesmo. “No ano passado, encontramos com o Toninho e ele sugeriu um encontro da turma, pois já estávamos há muito tempo sem nos ver. Foi quando nos juntamos e decidimos fazer acontecer nossa ideia. Em função das festas de final de ano e do movimento de volta às aulas, esperamos esse momento mais tranquilo e propício para reunir o pessoal. Pensávamos em pouco mais de 20 pessoas, mas quando colocamos no grupo, a coisa deu um boom e mais gente se interessou. Foi quando o Toninho, gentilmente, ofereceu o espaço para organizarmos o encontro. Eu agradeço ao Toninho por ceder esse espaço e ao Marcelo, por ter colocado a “mão na massa” e tomado a frente da organização”, observa Sérgio.

Organização

Segundo Marcelo, o pessoal foi bem solícito e aderiu à ideia. Me espantou a quantidade de pessoas que tiveram interesse, por que estamos numa pós-pandemia. Tivemos dois anos muito difíceis no segmento de papelaria, em função do fechamento das escolas e tudo mais, e em função de não terem acontecido a feira Escolar, as feiras regionais e, até mesmo, o Prêmio Melhores Marcas de forma presencial, que era onde tínhamos a oportunidade de nos encontrar e conversar entre nós, sentimos a falta dessa aproximação.”

O gerente de vendas da DAC afirma que o principal motivo para esse encontro é que eles, por serem concorrentes não se veem como como inimigos. “Pelo contrário, podemos ser concorrentes, mas queremos trocar ideias, trocar informações, onde todos vão ganhar. Pode ser que o profissional represente uma empresa que fabrica o mesmo produto, mas está aqui trocando ideia, conversando, e todos ganham com isso.”

Por sua vez, Toninho declara que foi muito bom receber o pessoal, alguns inclusive que ele não conhecia. “E é muito importante, porque às vezes, não conhecemos, mas escutamos o nome da pessoa e esta é uma oportunidade. Eu sou novato no grupo, entrei no final do ano passado. Importante ainda contar com o Marcelo, que coordenou o evento, e o Sérgio, também, que encabeça o movimento e é uma pessoa que tem o respeito de todos no grupo. O pessoal gostou, veio, e eu acredito que esse vai ser o primeiro de muitos encontros. Nosso segmento está diminuindo, o pessoal vai se distanciando e isso vai ser importante pra que fiquemos unidos. O mercado de papelaria não é grande e nós podemos nos unir para nos ajudarmos. Ajudar o cliente, ajudar o próprio concorrente, não falando sobre negócios ou preços, mas sobre vários outros aspectos que são importantes pra todos: clientes, concorrentes, representantes e toda a cadeia produtiva.

Marcelo destaca também que como já existe esse grupo de Whatsapp, a intenção é alinhar de uma forma bem profissional, focando nos industriais, gerentes, diretores, presidentes, que é um grupo fechado, onde se aborda a situação de clientes no mercado, posicionamento de representantes, networking, e que tudo isso é muito importante. “Do mesmo jeito que nosso amigo Sérgio estava em uma outra empresa até dias atrás e agora encara um novo desafio, amanhã as pessoas podem estar atuando juntas em uma mesma empresa. Conversamos aqui sobre a última volta às aulas, onde as empresas tiveram um escoamento dos seus estoques, o que é muito bom, e as perspectivas para 2023, que  vão ser muito boas. Tem também algumas situações, as quais estamos de olho, como é o caso da inflação que corroe o poder aquisitivo da população; o aumento nos preços e a falta de matérias-primas, o que deve ser pontuado e superado.”

Presente também no evento, o CEO da Revista LOJAS Papelaria, Agnelo de Barros Neto, elogiou a iniciativa. “Esse tipo de encontro é muito produtivo e esperamos receber os participantes do grupo no nosso evento Prêmio Melhores Marcas, que neste ano volta a acontecer presencialmente e que reunirá representantes do setor que já aguardam dois anos por essa volta. Tenho a certeza que podemos também dar nossa contribuição, proporcionando um ambiente não só para confraternização e comemoração, mas também para a união do setor, no sentido de torna-lo cada vez mais forte.”

  Mais notícias