Faber-Castell

Amigo Secreto 2022: agenda quadriculada da Teca Papelaria é opção de presente de final de ano

07/12/2022 - 16:12

Produto criado em 1982, que deu origem ao negócio, o primeiro do país voltado para o segmento de papelaria gift, chega ao mercado renovado para celebrar as quatro décadas de seu lançamento e é uma excelente ideia de presente para as festas deste final de ano

As amigas de infância Teca Leopoldo e Silva e Dora Levy criaram a primeira agenda quadriculada há 40 anos, um projeto de design para papelaria inovador para a época, pois não existiam agendas com páginas quadriculadas e um mês de cada cor. Com o sucesso de vendas de todas as primeiras 1.000 agendas criadas pela dupla, nasceu uma parceria que durou até os anos 1990. Depois disso, elas deixaram de ser sócias.Teca prosseguiu com a fabricação dos produtos e Dora seguiu carreira solo como designer.

Sempre buscando inovações em itens para a área de design e papelaria, algo que ainda não era explorado pelo mercado, a Teca Papelaria lançou em 1984 seus cadernos de desenho Acqua e Vergê e no ano seguinte, criou cadernos com capas vintage, que são atuais até hoje. Em 1986 lançou seus primeiros cartões Fabriano e em 1988, o polipropileno chega ao Brasil e a marca leva ao mercado suas primeiras agendas feitas com o material. Em 1989, é lançada a primeira agenda semanal com visual clean, impressa em duas cores no papel moeda.

“Posso dizer com toda certeza que somos, de fato, pioneiras neste segmento de papelaria gift e não apenas de commodities. O mercado mudou muito nesses 40 anos e hoje os grandes players também fazem esse tipo de papelaria. Porém, o olhar principal é voltado para o público teen e volta às aulas e o nosso é mais adulto apesar da arte ser para todo mundo!”, destaca Teca Leopoldo e Silva, uma das fundadoras da Teca Papelaria.

A partir do ano de 1998, Teca inicia uma parceria com a amiga e ilustradora Maria Eugênia. De 2000 a 2007, a marca participa de feiras internacionais do segmento de papelaria como a National Stationery Show de Nova York, nos Estados Unidos, e a Paperworld em Frankfurt, na Alemanha. Em 2000 lança os cartões assinados por Maria Eugênia e começa a exportá-los para o mercado americano e britânico. Em 2006, a Teca Papelaria tornou-se licenciada exclusiva dos produtos de papelaria com a marca “O Pequeno Príncipe”.

Em 2012 são firmadas parcerias como o Studio Mys, Dora Levy, Clovis França, Renata Rubim e Bia Freitas. São lançadas as carteiras de papel, mouse pads e outros gifts que viraram sucesso na Escolar Paper Office Brasil. Agora, em 2022, para celebrar os 40 anos da agenda quadriculada, a Teca Papelaria convidou a designer, sócia e parceira dos anos 1980, Dora Levy para fazer uma releitura do produto para 2023, que como a original, traz os meses do ano em diferentes cores e capa preta com relevo. A agenda já está sendo comercializada na loja física localizada no bairro de Pinheiros e no site da marca (www.teca.com.br).

  Mais notícias