Faber-Castell

Como os jogos de tabuleiro podem contribuir na educação e desenvolvimento das crianças

07/05/2024 - 18:05

Jogos e brincadeiras podem ser vistos como uma simulação do mundo, que ensinam questões psicoeducativas e socioemocionais, diz o especialista Alexandre Valverde

Os jogos vêm ganhando espaço e importância em todas as abordagens referentes à infância. Além do tradicional sucesso, os jogos de tabuleiro podem fazer parte da rotina, seja nos momentos de diversão em família ou no aprendizado escolar.

Ao longo da história, o jogo tem sido pensado de formas variadas, ganhando cada vez mais relevância nos campos da psicologia e da educação. Neste sentido, de acordo com um estudo da Pontifícia Universidade Católica do Chile, publicado no último ano, mecânicas comuns de jogos de tabuleiro podem auxiliar no desenvolvimento de conhecimentos e habilidades matemáticas entre crianças em idade pré-escolar e escolar.

Para o psiquiatra Alexandre Valverde, “os jogos educativos permitem às crianças uma simulação de situações, circunstâncias e personagens que vão prepará-las para o dia a dia. É como se o cérebro já tivesse um espaço com o repertório que a criança constrói durante as brincadeiras, dando a possibilidade dela considerar aquele comportamento durante situações emocionais, afetivas e sociais”.

A Grow, empresa brasileira de jogos de tabuleiro e quebra-cabeças há mais de 50 anos no mercado, lança luz sobre a importância dos jogos educativos no processo de desenvolvimento das crianças, apresentando sua nova linha "Brincando e Aprendendo". Com o propósito de estimular o aprendizado de forma lúdica e imersiva, esta linha oferece uma variedade de jogos que trabalham diferentes habilidades cognitivas e emocionais.

De acordo com Ana Gabriela Pereira, professora da Maple Bear - unidade Vila Nova Conceição, os jogos da Grow desempenham um papel fundamental no dia a dia das crianças em idade pré-escolar. "Quando falamos de crianças em processo de alfabetização, utilizamos jogos como o 'Primeiras Palavras', o 'ABC Animado’ e 'Primeiras Contas'. Através do jogo, podemos deixar a criança como centro dessa aprendizagem, estimulando a criatividade, desenvoltura e habilidades socioemocionais tão importantes para essa fase", compartilha a professora.

Os jogos educativos desempenham um papel fundamental no desenvolvimento infantil, não apenas fornecendo entretenimento, mas também promovendo habilidades sociais essenciais. Ao participar dessas atividades, as crianças têm a oportunidade de interagir e colaborar umas com as outras, fortalecendo laços sociais e conhecendo a importância do trabalho em equipe. Além disso, as regras dos jogos ensinam valiosas lições sobre a importância do respeito mútuo e convívio social. A necessidade de esperar a sua vez de jogar também é uma parte dessa experiência, ensinando às crianças a paciência e a habilidade de lidar com a frustração.

A linha "Brincando e Aprendendo" da Grow foi desenvolvida com base na aprendizagem ativa e no estímulo das habilidades emocionais das crianças. Além de jogos que trabalham cores, formas, alfabetização e números, a linha também inclui atividades que estimulam a criatividade, como o "Bicho Maluco", no qual a criança faz a separação e a reorganização criativa de sílabas, tudo isso com cartelas de animais. A partir da metade de um animal e de outro é criado um novo bicho, e o objetivo é dar um nome a ele.

Além disso, uma novidade que a Grow está preparando para este ano é o jogo “Como Eu Me Sinto”, que trabalhará a inteligência emocional. "Queremos promover e incentivar momentos de união e interação entre crianças e adultos, ou mesmo entre crianças, enquanto elas se divertem e aprendem", destaca Yunes Dalle, gerente de produto da Grow. "Nosso objetivo é oferecer produtos que não apenas entretenham, mas também eduquem e estimulem o desenvolvimento das crianças em todas as áreas, incluindo as emocionais", acrescenta Dalle.

Estimular as crianças com jogos educativos ajuda não apenas a compreender e gerenciar melhor seus sentimentos, mas também a enxergar e entender os de outras pessoas. Por isso, esses tipos de jogos fortalecem o desenvolvimento cognitivo e cultivam habilidades sociais fundamentais para a vida.

  Mais notícias