Faber-Castell

SanDisk mais presente no varejo

23/07/2008 - 00:07
Reconhecida pela velocidade e armazenamento de seus cartões de memória e aparelhos de som, áudio e vídeo portáteis, a companhia lança estratégias para aumentar suas margens no mercado varejista.

Maristela Rizzo

Vamos primeiro apresentar: para quem não conhece, a SanDisk é uma empresa americana e uma das melhores fabricantes de MP3, MP4 e cartões de memória do mundo, além de concorrente direta do iPod. É responsável pela invenção do chipe de memória para se utilizar em aparelhos de MP3 portáteis.

Agora fique sabendo que em breve essa marca promete entrar no varejo com força total, tendo, inclusive, anunciado a contratação de seu primeiro executivo no Brasil, José Roberto Santos, que assume o cargo de gerente regional da companhia e passa a ser responsável por todo o território nacional.

Ex-Apple, Santos reúne 17 anos de experiência na área de tecnologia da informação (TI) e passa a encarar a tarefa de aumentar a presença da SanDisk no varejo, canal especializado e operadoras de telefonia móvel, meta que será alcançada com o fechamento de novas parcerias e solidificação da posição da marca no País. "José Roberto Santos é uma adição importante ao nosso time na América Latina, que está crescendo. Ele será o rosto local da SanDisk. Com sua experiência e excelentes trabalhos realizados, tenho certeza de que será um membro importante do time SanDisk", disse Steve Koch, diretor de vendas para América Latina da empresa.

Para Beto Santos (como é conhecido pelo mercado), trata-se de um desafio transformar a liderança e tecnologia da marca em benefícios e produtos de qualidade para o consumidor brasileiro.

Uma das estratégias lançadas pela SanDisk para expansão da marca dentro do varejo foi dividir a distribuição de suas linhas de produtos para cada um de seus seis distribuidores. Atualmente, a parte de TI é feita pela Alcatéia e All Nations; as câmeras digitais estão com a Opeco e Sosecal; o trabalho com as operadoras de telefonia é realizado pela Simm; e o setor de MP3 e MP4 players (mais trabalhado pelas papelarias) é comercializada pela Mobimax. "Atualmente temos 384 pontos-de-venda no Brasil e a estimativa é ampliar este número para 1100 até dezembro", anunciou Santos.

Lançamentos
Outro ponto da estratégia da empresa é o aumento da oferta de produtos para a América Latina. De acordo com a SanDisk, esses produtos oferecem às pessoas novas formas de utilizar seus telefones móveis, tirar mais fotos e fazer mais vídeos com suas câmeras digitais, ouvir suas músicas favoritas e carregar de forma prática todo esse conteúdo digital para onde quer que elas forem.

Um exemplo é Sansa Fuze MP3 Player, que traz uma longa lista de recursos, como reprodução de música, áudio books e videoclipes, exibição de fotos e gravador de voz. A tela luminosa de 1.9” torna a navegação fácil, inclusive para assistir vídeos em formato widescreen. O aparelho, que já vem com capacidade de 2 GB ou 4 GB, permite expansão da capacidade de armazenamento.

Aproveitando a demanda por mais velocidade e memória nos dispositivos móveis, a SanDisk traz agora os cartões de memória Mobile Ultra II microSD, microSDHC e Memory Stick Micro M2. São os primeiros cartões de memória premium do mercado de telefones móveis, oferecendo alta velocidade de transferência, além da capacidade de “acordar” os recursos multimídia dos telefones móveis, aumentando a capacidade de armazenamento de mapas, músicas, vídeos, fotos, jogos e outras aplicações essenciais.

Ainda passam a constar do portfólio da empresa os cartões SanDisk Video HD, disponíveis para 60 minutos (4GB SDHC) e 120 minutos de gravação; Flash Drive SanDisk Cruzer Micro 16GB USB, com capacidade de armazenamento de 16 GB e SanDisk Sansa Clip, pequeno como uma caixa de fósforo, mas com capacidade de 2 GB de memória e tela brilhante Oled, que permite ao usuário selecionar a música a ser tocada.

Para apoiar essas ações, a SanDisk lançou a campanha "Jogue com Emoção", estrelada por três jogadores de futebol internacionalmente conhecidos: Gilberto Silva, Lionel Messi e Rafa Márquez – todos da América Latina –, para a linha de cartões de memórias de celulares da companhia.

A maioria dos cartões de memória de celulares da SanDisk na América Latina terá uma embalagem com tema de futebol. Eles apresentarão conteúdo pré-carregado que inclui toques e papel de parede para celular e um vídeo dos jogadores da campanha. Além disso, como parte da campanha “Jogue com Emoção”, a SanDisk está patrocinando a Copa Nissan Sulamericana, que se desenvolve de julho a dezembro de 2008 em toda a América Latina.

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