Faber-Castell

Nobreaks no volta às aulas

01/08/2008 - 00:08
Nobreaks no volta às aulas As aulas voltaram e os pais já começaram a se mobilizar para renovar o material escolar necessário. Além de atenderem aos pedidos dos filhos, que querem voltar para a escola com novidades em papelaria e eletrônicos, é também muito importante que os pais e os jovens estudantes estejam atentos para a estrutura que eles possuem em casa para a realização dos trabalhos solicitados pelos professores. Garantindo assim um bom desempenho das tarefas não só no ambiente escolar, mas também no doméstico.

E para isso a inspeção vai muito além do computador, hoje a principal ferramenta para desenvolver as pesquisas, os textos, fórmulas e tabelas. Verificar ou instalar novos programas, checar o espaço que se tem de memória para armazenar os trabalhos é importante, mas não suficiente.

Quem nunca se deparou terminando aquele trabalho que já estava no limite do prazo de entrega, quando de repente uma falha na rede de energia elétrica provocou um blecaute momentâneo que, embora não passasse de alguns instantes, foi o suficiente para travar o sistema ou apagar todas as informações que não haviam sido salvas antes do acidente?

Pois é, mesmo que você não se reconheça nessa situação, com certeza já ouviu histórias de quem passou por esse apuro. E não importa o perfil do usuário, doméstico ou corporativo, não há quem esteja a salvo das variações bruscas de tensão, que em casos extremos podem ser responsáveis pela queima da fonte de alimentação do computador ou até da placa-mãe.

E para que horas de trabalho não sejam jogadas fora, uma boa medida a tomar é incorporar aos equipamentos um nobreak. Esse aparelho tem a vantagem de ser uma solução completa para a proteção do micro e de periféricos, por evitar o desligamento abrupto da máquina em caso de falha no fornecimento de energia ou blecaute total.

"Enquanto o filtro de linha diminui as interferências e ruídos da rede elétrica e o estabilizador, que além de permitir que sejam conectados múltiplos aparelhos em uma tomada, ajuda a proteger o computador contra surtos de energia, o nobreak tem um importante diferencial: além de ter todas essas funções, ainda permite que o computador continue funcionando pelo tempo necessário para terminar a tarefa", explica o diretor de marketing da TS SHARA, uma das maiores fabricantes de sistemas de energia do país, Jamil Mouallem.

O executivo ressalta também um detalhe importante a ser lembrado antes da compra de um nobreak: o fator de potência do aparelho, que pode ser encontrado no manual de instruções que acompanha o nobreak e nas especificações divulgadas no site do fabricante. "Esse valor é que mostra se o nobreak é indicado para o computador do usuário".

Em outras palavras, quando por qualquer razão (raios, queda de árvores, de postes de energia, má instalação e conservação da fiação elétrica, má qualidade do sistema de energia, entre outros fatores) ocorrer o corte no abastecimento de energia elétrica, o nobreak acionará automaticamente uma ou mais baterias, de acordo com o modelo. Isso permitirá que o computador se mantenha ligado por um tempo mínimo que pode variar entre 10 ou 15 minutos, possibilitando ao usuário salvar seus trabalhos e fechar todos os arquivos com total segurança. Informações: www.tsshara.com.br.

  Mais notícias