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Dell quer ampliar presença no varejo brasileiro de PCs

14/08/2008 - 00:08
A norte-americana Dell, segunda maior fabricante de computadores do mundo, negocia a ampliação dos canais de varejo, que hoje revendem os produtos da marca no Brasil, para crescer no segmento doméstico.

A companhia sempre foi mais voltada às corporações no Brasil, país onde desembarcou em 1999 com uma fábrica no Rio Grande do Sul. Mais recentemente, entretanto, com o aquecimento do mercado de PC´s no varejo brasileiro por conta de medidas de incentivo fiscal do governo, a companhia seguiu a matriz e decidiu se voltar também ao usuário doméstico.

Raymundo Peixoto, presidente da Dell Brasil, afirmou nesta terça-feira a jornalistas que a companhia é atualmente a segunda maior do País em vendas - atrás apenas da Positivo Informática -, mas lembrou que a empresa entrou no varejo no final do ano passado. "Somos ainda muito recentes nesse mercado", disse.

Segundo dados da consultoria IDC para o primeiro trimestre deste ano, a Dell é a primeira colocada quando se exclui usuários residenciais e empresas com até 10 empregados. Nesse caso, a participação de mercado da companhia foi de 14,1% das vendas. No mercado brasileiro como um todo a Dell tinha 5,9% de participação nos três primeiros meses do ano. No mesmo trimestre de 2007, tal participação era de 4,8%.

A empresa tem hoje acordos com as redes Wal-Mart e Ponto Frio em todo o Brasil para as vendas ao mercado doméstico. Peixoto afirmou que outros acordos serão fechados, sem citar prazos. Nesta terça-feira, a companhia apresentou à imprensa a nova família de notebooks na qual incluiu também o primeiro ultraportátil da marca, com tela de 12 polegadas e peso de um quilo. Peixoto afirmou que a empresa "está avaliando a tendência de mercado" de ter modelos ainda menores, de sete e nove polegadas, depois do sucesso do modelo EeePC, da Asus, de Taiwan.

Quando foi criada, em 1984, a Dell tinha um modelo exclusivo de vendas diretas, pela Internet ou por telefone. Hoje, além das redes de varejo para atender o consumidor final, também passou a cadastrar canais de venda especializados para atender o mercado corporativo. (Fonte: Portal Exame/Reuters).

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