Faber-Castell

Suprimentos usados tornam-se verba para inclusão social

25/08/2008 - 00:08
Parceria entre Lexmark, Caixa Econômica Federal e a ONG Moradia e Cidadania faz da coleta de carcaças e cartuchos uma fonte de recursos para programas de educação, emprego e geração de renda para comunidades e cidadãos que precisam de assistência.

Em um projeto que articula fornecedor de tecnologia, instituição financeira e organização civil, os suprimentos descartados nas unidades da Caixa Econômica Federal são recolhidos pela Lexmark Brasil, que recompra o descarte de seus produtos e remunera a Moradia e Cidadania, uma entidade formada pelos funcionários da CEF.

“O acordo junta benefícios ambientais, combate à pirataria e sustentação de projetos sociais”, resume Pedro Monteiro Torres Neto, presidente da Moradia e Cidadania. Ele destaca que o próprio esquema de coleta já evita que o material descartado seja despejado no meio-ambiente, abasteça o mercado ilegal ou sirva de insumo para produtos de baixa qualidade e alto impacto ambiental.

A Lexmark Brasil é o primeiro parceiro nacional da Moradia e Cidadania, por meio de um acordo iniciado em 2006 e renovado nos anos consecutivos. “Temos parcerias locais, mas o trabalho com a Lexmark serve como referência para inserirmos outros parceiros do segundo setor (empresas privadas com fins lucrativos)”, diz Torres.

A iniciativa da Moradia e Cidadania é mais uma evidência da abordagem moderna de sustentabilidade, apoiada em um trinômio de qualidade - pessoas, meio-ambiente e economia. “Optamos por investir os recursos (da coleta de suprimentos) na capacitação dos catadores de material reciclável. Trabalhamos com práticas de proteção à saúde, ao ambiente e na profissionalização desses agentes”, conta Torres.

O bancário acrescenta que o projeto contou com forte suporte estratégico e operacional da Gerência de Responsabilidade Social da CEF, além da adesão dos funcionários em todo o país.

Para mais informações sobre os projetos da entidade, consulte: www.moradiaecidadania.org.br.

  Mais notícias