Faber-Castell

Crescem vendas da Epson

27/08/2008 - 00:08
Com mais de 20% de participação no mercado de projetores, a multinacional fechou o ano de 2007 com aumento de vendas da ordem de 35% no Brasil.

O primeiro semestre de 2008 aponta que o crescimento será mantido. Dois fatores, além da ampla linha e tecnologia dos seus equipamentos, contribuirão para esse feito. A empresa japonesa segue a política de repassar para o consumidor a queda da moeda americana. Com isso, o modelo S5+, por exemplo, baixou da casa dos R$ 3.000,00, tornando-se um produto bastante acessível, contribuindo para a popularização de um equipamento que há alguns anos era de uso exclusivo de grandes empresas e instituições de ensino.

Outro ponto fundamental foi o lançamento de uma promoção de garantia estendida visando combater o “grey market”. Misto de contrabando e informalidade, o mercado cinza é responsável por uma parcela significativa das vendas de eletroeletrônicos e equipamentos de informática no país. Estima-se que mais de 50% dos produtos vendidos no país ainda são por meio do mercado informal. Mas não é apenas a indústria que sofre com as vendas ilegais. No final, o consumidor acaba em prejuízo e vale o velho jargão de que “o barato sai caro”.

Porém, enquanto o combate ao “grey market” não é eficiente em termos de fiscalização, cabe ao consumidor avaliar se vale à pena o risco, e às indústrias buscar mecanismos de conscientização e incentivo à compra de equipamentos originais e com nota fiscal.

É o caso da Epson, que para impulsionar a compra em revendedores autorizados, evitando que o consumidor adquira equipamentos de fontes não oficiais, lançou a promoção Compre Legal em 2007. Assim, ao comprar um projetor Epson Powerlite S5+, o cliente recebia garantia estendida de um ano, totalizando 36 meses. Agora, tal benefício serve para todos os modelos da linha de projetores comercializada pela rede oficial Epson do Brasil.

Como usufruir o Compre Legal
Para participar da promoção o usuário deve se cadastrar no site www.epson.com.br/comprelegal e, depois de confirmado o cadastro, já terá direito ao benefício. “Com essa medida, e a redução dos preços por conta do câmbio, tenho certeza de que atingiremos nossos objetivos e fidelizaremos cada vez mais nossos consumidores”, destaca Oscar Granados, gerente da unidade de negócios de Business Products da Epson do Brasil.

Mas o executivo ressalta que as condições poderiam ser ainda mais favoráveis, não fosse a alta carga tributária. “Fazendo-se uma conta linear, um vídeo projetor carrega aproximadamente 65% de impostos em seu preço. É um contra-senso, já que não existe indústria local para este tipo de produto. A conseqüência deste cenário é o impulso à sonegação fiscal”, alerta Granados.

Uma linha completa
Além do S5+, sinônimo de acessibilidade ao projetor, a Epson dispõe de diferentes modelos para atender às mais variadas aplicações em instituições de ensino, entidades governamentais, corporações e uso doméstico. Confira:

• PowerLite 260D e 280D (Projeção por longos períodos em ambientes hostis): São dois equipamentos de última geração, ideais para ambientes que necessitam de projeção por longos períodos. Com 2000 ANSI Lumens SVGA e 2600 ANSI Lumens XGA respectivamente, os modelos têm como diferencial um filtro eletrostático que impede a entrada de poeira e outros resíduos que possam prejudicar a lâmpada e o bloco óptico, principais componentes do projetor. Além disso, possuem blindagem na lente e nos conectores, garantindo total proteção contra agentes externos. Essas características proporcionam maior durabilidade ao projetor e menos gastos com manutenção (troca de filtros e lâmpadas).

São indicados para projeções em escolas e universidades ou em ambientes submetidos a um alto nível de poeira e fumaça. “Como líderes mundiais em projetores, buscamos oferecer equipamentos diferenciados que garantam a melhor relação custo-benefício para nossos clientes. Temos a melhor solução para escolas, casa de shows, empresas ou home theather”, destaca Gabriel Gonçalves, especialista de produtos da Epson do Brasil.

• PowerLite 83+ (prático e com alta definição): Com 2200 lumens, resolução XGA (1024 x 768), ampla conectividade e qualidade de imagem, o PowerLite 83+ é um projetor para ambientes educacionais, escritórios, auditórios pequenos, bares, restaurantes e igrejas. O PowerLite 83+ apresenta uma grande variedade de novas funções como: super alto falante interno de 10W, senha e barra de segurança, função Closed Caption e porta RS-232 para controle à distância do projetor. Ele oferece facilidade na troca da lâmpada e limpeza do filtro. A manutenção preventiva do 83+ é feita sem retirá-lo do suporte de instalação.

• PowerLite 77c (imagens e planilhas em alta definição): Com 2200 ANSI Lumens e resolução XGA (1024 x 768), o Powerlite 77c é utilizado para projeções de fotografias de alta resolução e planilhas de Excel. Destaca-se, também, pelo rápido acionamento - em 5 segundos (5-sec Start up) -, o reconhecimento automático de sinal e a correção automática de efeito trapézio.

Possui o recurso Instant OFF, que permite desligar o projetor e instantaneamente desconectar o cabo de energia, eliminando a necessidade de espera para o resfriamento da lâmpada. Senha de segurança contra utilização não autorizada, incluindo timer, proteção de logotipo e bloqueio de botões de operação.

• PowerLite 1705c (portátil e wirelles): Com apenas 1,6 Kg, o modelo é indicado para o público em busca de inovação, tecnologia de ponta e comodidade para realizar projeções. Com alta tecnologia 3LCD, 2200 Ansi Lumens de brilho, contraste 400:1 e alta resolução XGA (1024 x 768), também é indicado para projeção de imagens e planilhas de Excel.

Outro fator relevante é a conexão sem fio (wireless): o computador se conecta ponto a ponto com o projetor e transmite imagens sem fio ou o projetor é ligado a uma a rede wireless local permitindo a qualquer usuário enviar imagens via rede para o aparelho. O 1705c ainda conta com entrada USB, possibilitando que seja conectado um Pen drive com fotografias e vídeos para apresentação sem a utilização de computador.

  Mais notícias