Faber-Castell

Positivo cria computadores sob medida para os brasileiros

22/09/2008 - 00:09
Positivo cria computadores sob medida para os brasileiros Descobrir as aspirações do consumidor antes de ele mesmo definir racionalmente seus desejos. Esse foi o ponto de partida da Positivo Informática para desenvolver o Positivo Faces, um novo conceito de desktops que promete revolucionar o mercado de computadores domésticos no Brasil.

“Por ser uma empresa de atuação nacional e deter a liderança do mercado brasileiro, a Positivo Informática conhece muito bem o usuário. Porém, em tempos de inovação constante, para manter essa liderança precisamos estar atentos a diferenciais que encantem o consumidor e ofereçam a ele algo mais do que adquiriu”, afirma Hélio Bruck Rotenberg, presidente da empresa. “Esse conhecimento é construído passo a passo, ao longo dos anos e da experiência com essa base sólida de clientes. Agora, demos um salto de qualidade ao contratar o maior instituto de design do mundo para desenvolver o conceito mais inovador do mercado brasileiro de desktops.”

Desenhado especialmente para o usuário doméstico, o gabinete Faces tem duas características especiais que o transformam num produto único no país. Sua face frontal é coberta por um painel de acrílico transparente removível. Ao destravar esse painel, o consumidor pode personalizar a face, colocando uma espécie de cartão impresso com a imagem que desejar. Toda essa operação é muito simples e rápida, o que permite infinitas renovações na aparência do desktop. Além disso, no topo do gabinete Faces há uma alça embutida para facilitar o transporte do equipamento em qualquer situação, garantindo ainda a segurança e a firmeza no deslocamento.

Com a cara do brasileiro
Mais uma patente da Positivo Informática, o gabinete Faces exigiu mais de um ano de trabalho para chegar ao seu desenho final. Em agosto de 2007, a Positivo enviou especialistas para a casa de dez famílias no Rio de Janeiro e em São Paulo para desenvolver uma pesquisa etnográfica. Também chamada de observação participante ou pesquisa interpretativa, a etnografia é uma subdisciplina da antropologia descritiva, na qual o pesquisador interage de forma prolongada e cotidiana com o pesquisado para compreender crenças, valores, desejos e comportamentos. “Em pesquisas qualitativas tradicionais, como grupos de discussão, o consumidor é capaz de expressar sua percepção sobre produtos ou conceitos já existentes. A pesquisa etnográfica investiga necessidades e desejos não articulados pelo consumidor e comumente não identificados pelos concorrentes, e aumenta significativamente as chances de transformar um Insight em inovação”, explica Rotenberg.

Convivendo com essas famílias, os pesquisadores concluíram que o computador é o centro social da casa, sendo geralmente usado por todos os moradores e também por seus amigos, parentes e vizinhos. Por isso, o equipamento é colocado na sala, interferindo diretamente na decoração. “Nós mudamos o sofá de lugar para acomodar melhor a mesa do computador”, disse um dos participantes da pesquisa.

Para todas as classes e gostos
A partir dessas e outras conclusões, a empresa desenvolveu três soluções de gabinetes, que foram avaliadas por meio de pesquisas quantitativas e qualitativas realizadas. O modelo apontado como preferido pelos consumidores foi então aperfeiçoado.

O desktop Faces vem com um software para que o usuário crie suas próprias faces personalizadas. Além disso, ele é acompanhado por um kit com várias faces, desenvolvidas com temas diversos. O modelo final completo foi alvo de uma pesquisa de aceitação feita pelo Ipsos Brasil, que analisou as inovações e a importância do design no momento da compra.

Os resultados obtidos pelo Ipsos Brasil foram animadores: 79% dos entrevistados consideraram o sistema de personalização excelente, muito bom ou bom – “O computador vai estar sempre com uma cara nova”, afirmou um deles. A alça de transporte também foi bem aceita. Na avaliação geral, o gabinete foi considerado excelente ou muito bom por 40% dos entrevistados e bom por 29%.

“Somos conhecidos em todo o país por oferecer computadores com preços acessíveis, o que estimula a inclusão digital da classe C, mas nossa linha de produtos há tempos vai além disso: conhecemos o consumidor e desenvolvemos produtos que atendem às necessidades de todas as classes e todos os perfis de uso”, afirma Rotenberg. “O conceito Faces é uma prova disso, porque atende uma forte aspiração do usuário, que é a possibilidade de personalização”, completa.

Além do conceito Faces, que a partir de outubro estará nos gabinetes das linhas PC TV, PC da Família e Plus, a Positivo Informática prepara uma série de novidades para o último trimestre do ano, todas confirmando o compromisso da empresa de se antecipar ao desejo do consumidor e de criar produtos acessíveis. “Nossa filosofia é inovar sempre e, graças a essa disposição, somos pioneiros em diversos segmentos”, afirma César Aymoré, diretor de Marketing da Positivo Informática. Foi assim em maio, com o ultraportátil Mobo, e novamente agora, com o lançamento de modelos com telas maiores, de 8,9 e 10 polegadas. No segmento de desktops, além da linha Faces, a primeira novidade a chegar no mercado é o PCTV S530, com leitor e gravador de Blu-ray. Há novidades também na linha de notebooks Positivo, com cinco novos modelos de notebooks, com configurações diferenciadas. Informações: www.positivoinformatica.com.br.

  Mais notícias