Faber-Castell

Domínios crescem para 177 milhões em 2008

09/04/2009 - 00:04
A Internet adicionou 24 milhões de novos nomes de domínios em 2008, de acordo com o Dossiê sobre a Indústria de Domínios na Internet para o quarto trimestre de 2008, publicado pela VeriSign, Inc., a fornecedora confiável de serviços de infraestrutura de Internet para o mundo conectado.

O ano de 2008 encerrou-se com uma base total de 177 milhões de nomes de domínios registrados entre todos os Nomes de Domínios de Primeiro Nível (TLDs). Isso representa um aumento de 16% em relação ao ano anterior. No quarto trimestre de 2008, mais de 10,1 milhões de novos nomes de domínios foram registrados entre todos os TLDs. A composição do setor de domínios e a classificação quanto ao tamanho da base permaneceram consistentes no quarto trimestre do ano passado. Os cinco maiores TLDs em termos de tamanho da base foram .com, .cn (China), .de (Alemanha), .net e .org.

A base total de nomes de domínios .com e .net cresceu para 90,4 milhões de domínios registrados no final de 2008. Esse número representa um aumento de 12% em relação ao ano anterior e um aumento de 1% sobre o terceiro trimestre de 2008.

No Brasil, a indústria de Domínios na Internet encerrou o ano de 2008 com mais de 2,1 milhões de domínios registrados entre todos os Domínios de Primeiro Nível (TLDs), o que representa um aumento de aproximadamente 22% em relação a 2007.

A base total de nomes de domínios .com e .net no Brasil ficou acima de 528 mil domínios registrados no final de 2008, o que representa um aumento de 17% em relação ao ano anterior. Parte desse crescimento é resultado dos esforços da VeriSign para estimular o registro de nomes de domínios .com e .net no Brasil e ampliar o escopo de atividades no País. Em 2008, a VeriSign aumentou o número de distribuidores autorizados a registrar e renovar os nomes de domínios .com e .net e encerrou o ano com o total de seis distribuidores no Brasil (iG Empresas, Hostnet, Locaweb, Nomer.com, Turbosite e UOL Host).

Na América Latina, em geral, o crescimento da base de domínios .com e .net registrados foi de 27% em comparação a 2007. Os países latino-americanos encerraram o ano de 2008 com mais de 1,8 milhões de nomes de domínios .com e .net registrados.

Em face do crescimento global contínuo da Internet, a VeriSign continuou a operar as infraestruturas que permitem aos usuários registrar nomes de domínios, acessar Web sites, enviar e-mails, comunicar e realizar transações on-line. Durante o trimestre, a VeriSign processou picos de aproximadamente 50 bilhões de consultas diárias ao Sistema de Nomes de Domínios (DNS), com cada consulta representando uma instância de um usuário de Internet acessando Web sites ou enviando e-mails. Como nos últimos 11 anos, a VeriSign manteve precisão e estabilidade operacional 100% do tempo durante o quarto trimestre de 2008.

O último Dossiê sobre a Indústria de Domínios na Internet da VeriSign também destaca como ela e outras empresas na comunidade global da Internet estão trabalhando para oferecer uma forma das pessoas navegarem na Internet em todos os idiomas.

A questão é importante, pois a utilização da Internet vem crescendo mais rapidamente em países em que o inglês e outros idiomas oriundos do Latim não representam o idioma principal.

Um método para abordar esse assunto é a implementação de nomes de domínios representados por caracteres do idioma local, como os símbolos Kanji japoneses, em vez das letras e números em formato ASCII utilizados no inglês e na maioria dos idiomas de origem latina. Conhecidos como Nomes de Domínios Internacionalizados (IDNs), esses TLDs utilizam os caracteres do idioma local para representar o nome do domínio, seguido por um TLD em ASCII comum, como .com ou .net.

Apesar de mais de 47 operadores de registro de nomes de domínios oferecerem suporte aos IDNs, as preocupações em relação à confusão do público e facilidade de uso, suporte heterogêneo dos navegadores e limitações das redes locais têm criado um desejo crescente na comunidade da Internet em oferecer uma experiência de navegação totalmente localizada, estendendo a internacionalização ao próprio TLD (extensão).

Para suportar esse esforço, a VeriSign se juntou à Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) e outras entidades da comunidade de Internet, visando o desenvolvimento de TLDs Internacionalizados. Enquanto os participantes trabalham para resolver os complexos desafios existentes com TLDs totalmente internacionalizados, a comunidade da Internet espera o início do processo de inscrição no Novo Programa de gTLDs para o final desse ano. Os testes já se encontram em andamento, com a participação do público em testes de utilização planejados para ajudar a garantir estabilidade e segurança constantes do DNS.

“O potencial dos TLDs Internacionalizados de permitir uma Internet acessível de forma universal é promissor”, afirmou Jill McNabb, Vice-Presidente de Marketing da Unidade de Negócios de Registro de Domínios da VeriSign. “Porém, isso deve ser feito corretamente. Uma abordagem descuidada ou apressada irá expor a comunidade a um alto risco de falha em questões técnicas e comerciais. A VeriSign está comprometida em trabalhar com a ICANN e outras entidades para obter uma experiência segura, consistente e onipresente, protegendo ao mesmo tempo as marcas de empresas e seus clientes em todo o mundo”.

A VeriSign publica o Dossiê sobre a Indústria de Domínios na Internet para oferecer aos usuários da Internet em todo o mundo estudos e dados estatísticos e analíticos significativos sobre a indústria de nomes de domínios e a Internet como um todo. Cópias do Dossiê sobre a Indústria de Domínios na Internet referente ao quarto trimestre de 2008, bem como os relatórios anteriores, poderão ser obtidos em www.verisign.com.br/dossiesdominios

  Mais notícias