Revista LOJAS Papelaria - Edição 281

LOJAS PAPELARIA - JAN/FEV 2019 15 inovação. Os varejistas que obtém sucesso reforçam que são motivados pela concorrência, sendo a Amazon (83%) a principal referência. Também afirmaram que se concentram mais no cliente do que na média dos varejis- tas performáticos. Não surpreendentemente, quase metade (47%) dos não-vencedores sentiram que estavam sendo deixados para trás, mas reagiam a circuns- tâncias como arrendamentos de longo prazo em vez de serem pró-ati- vamente inovadores. O que está retendo varejistas? O maior desafio citado foi de natureza humana, onde 44% disseram que não tinham as habilidades analíticas de dados e digitais necessárias para fazer as transformações pertinentes. Mais de um terço citou a resistência interna à mudança, enquanto 29% culparam os processos legados. Esses mesmos fatores são frequentemente citados quando as empresas são pressionadas por causas que atrasam a transformação digital. Estudos recentes de Vanson Bourne e IDG mostraram sistemas legados e resistên- cia cultural eram barreiras. Quebrando Regras A indústria varejista possui uma reputação bastante negativa quando o as- sunto é inovação, sendo considerada de ‘jogar sempre pelo mais seguro’. Porém, ao analisar as pesquisas recentes do mercado, um traço de perso- nalidade se destaca nos varejistas de sucesso: uma cultura de experimen- tação e tolerância para o fracasso. Estes desbravadores estão abrindo caminho para o novo e descobrindo cami- nhos antes inexplorados. A Bárions Produções aborda, em seus artigos, algu- mas das novidades possíveis para fisgar o consumidor com estratégias off-line, além de tendências internacionais que estão chegando ao Brasil, como os cor- ners e as in-store - lojas dentro de lojas e as possibilidades da tecnologia UV. A Bárions possui atuação 360° - do atendimento especializado ao de- senvolvimento de projetos e positivação das campanhas, que são dife- renciais que tornam o uso da tecnologia de dados possível. A partir de reuniões pontuais com os clientes, as equipes são capazes de analisar dados e propor as melhores soluções para unir o online e o offline, mantendo a unidade das ações e ainda encantar consumidores cada vez mais exigentes. MONITORES NEGÓCIOS A Positivo Tecnologia, fabricante brasileira de computadores, celulares, acessórios e softwares educacionais, comprou 80% do capital da Accept. Com escritório em São Paulo (SP) e fábrica em Ilhéus (BA), a Accept pro- duz e comercializa servidores, desktops e mini PCs, além de soluções de computação para desenvolvimento de aprendizado profundo e inteligência artificial. O valor da aquisição é variável e está fundamentado na lucratividade da Accept nos próximos cinco anos. A negociação foi estruturada na forma de “Earn Out”, cláusula contratual em que o preço final de operações de compra e venda é estabelecido posteriormente. A Accept atua há mais de 30 anos no mercado e traz histórico de resultados expressivos. Em 2017, registrou crescimento de 37% em termos de recei- ta. Para a Positivo Tecnologia, a aquisição representa complementaridade no portfólio de produtos e expansão de mercado. “Ofereceremos soluções Positivo Tecnologia adquire a Accept Empresa de servidores e soluções de computação complementará o portfolio da Positivo Tecnologia em segmentos como armazenamento de dados, inteligência artificial, computação de alta performance e soluções thin client mais completas aos nossos clientes e participaremos de oportunidades em computação na nuvem, big data e inteligência artificial”, afirma o presidente da Positivo Tecnologia, Hélio Rotenberg. A união traz benefícios de competitividade para ambas empresas. Possi- bilita crescimento dos negócios ao entrarem em novos mercados, maior escala de compras, fortalecimento de parcerias estratégicas e sinergia nas operações. “É uma negociação muito bem estruturada, com benefícios também para nossos clientes, funcionários, representantes e parceiros. Teremos ainda mais chances de crescimento e maiores condições de so- lucionar os desafios tecnológicos das empresas”, afirma o CEO da Accept Silvio Campos. A Accept terá os atuais administradores nas posições de CEO (Chief Exe- cutive Officer) e COO (Chief Operating Officer), ficando a cargo da Positivo Tecnologia a indicação do novo CFO (Chief Financial Officer). A marca será mantida inicialmente, dado o reconhecimento no mercado corporativo. “Caso haja necessidade de novos modelos de negócios ou produtos, rea- valiaremos o posicionamento”, explica Silvio Campos. Com sede em Curitiba, três fábricas no Brasil, além de unidades na Ar- gentina, Quênia e Ruanda, a Positivo Tecnologia está atenta às novas de- mandas, tendências e oportunidades de mercado. A aquisição da Accept reforça esses atributos e demonstra o compromisso da empresa com a inovação, desempenho e produtividade. “Prosseguimos na trajetória de oferecer tecnologia para impulsionar a vida das pessoas e os negócios dos nossos clientes”, conclui Rotenberg.

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