Revista LOJAS Papelaria - Edição 299

16 LOJAS PAPELARIA DICAS 1) Pensar que Marketing é custo Para as micro e pequenas empresas, assim como profissionais autôno- mos, muitas vezes o Marketing é visto como custo e vão à contramão dos grandes empreendedores. O que quero dizer é que, é natural numa crise você controlar melhor os seus gastos, mas se você não divulgar, como você quer vender? A velha frase que cito é: “o que vem primeiro, o ovo ou a galinha?” Entendo que num momento sensível, o pensamento da maioria fica focado nos resultados de vendas e na equipe comercial, deixando de lado a equipe que trabalha na atração do público. Chega a ser irracionalmente previsível! Assim como você pensou nisso, outras empresas podem pensar também, e aí reflita, se na dificuldade é hora mesmo de recuar seu investimento em Marketing, ou permanecer com sua comunicação num ambiente com me- nos concorrência. 2) Esperar um problema para resolver Apliquei consultoria para algumas empresas que entraram no universo do Marketing Digital apenas agora em 2020, e 100% delas, disseram que já estavam avaliando ter um site melhor, trabalhar com mais profissionalis- mo as redes sociais, usar WhatsApp para relacionamento e atendimento, ou até mesmo ter um e-commerce. Mas que somente agora com a crise, decidiram tomar uma atitude de sobrevivência. Isso envolve planejamento e execução de tarefas. Para este tema, existe até uma ferramenta gratuita chamada Trello, onde ensino neste vídeo como utilizar. Recomendo também que se necessário for, consulte um profissional estra- tegista empresarial, para definição de metas, planejamento e identificação do público-alvo do seu negócio. Às vezes, numa crise o seu público pode ter mudado. Portanto, planeje e execute! Não espere que as coisas aconteçam sozinhas, pois o impacto no negócio pode ser devastador. Antecipe o que pode acon- tecer… Você conhece seu negócio melhor do que ninguém! 3) Não ter InstaShop O Instagram evoluiu os recursos de sua loja, e trouxe inclusive o ícone do 10 piores erros de 2020 a evitar para 2021 e ter sucesso na sua estratégia digital Sei que para muita gente 2020 foi um ano que deveria ser extinto da memória da humanidade, e é por isso que vou trazer aqui para você os 10 piores erros de 2020, que devem ser evitados em 2021, para o sucesso em sua estratégia digital. Tenho certeza que você vai se identificar. Quer valer? InstaShop para o menu principal da ferramenta. Se você quer saber como criar sua loja no Instagram, pelo gerenciador de negócios acesse este Re- els. Entenda através das políticas de uso se sua conta e seu negócio são elegíveis a ter o InstaShop. Utilize esta poderosa ferramenta de vendas que promete expandir ainda mais em 2021. Se necessário, consulte um gestor de mídias sociais para fazer essa configuração para você. 4) Achar que o Facebook morreu A maioria dos que aqui estão lendo, certeza que pensarão que o Facebook já é coisa do passado. Vou te dizer porque não morreu. Hoje o Facebook tem perfil de Plataforma Integrativa (Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp). Ele possui hoje o maior espaço de mídia existente no universo digital, que pode ser configurado através de um único local: no Gerenciador de Negócios. Eis os espaços de mídia: Feed de Notícias do Facebook Vídeos in-stream do Facebook Marketplace do Facebook Feeds de vídeo do Facebook Feed do Instagram Explorar do Instagram (Pesquisa) Stories do Facebook Stories do Instagram Nativo, banner e intersticial do Audience Network (Aplicativos) Instant Articles do Facebook (artigos instantâneos) Resultados de Pesquisa do Facebook Notou que a maioria dos espaços de mídia é no Face? Notou que ele entra em alguns Apps também? O Brasil e o mundo é muito grande, pessoal. Vale pensar um pouquinho fora do seu convívio. Às vezes no seu entorno as pessoas não usam mais com tanta frequência, mas não fique limitado a este pensamento, ok? Vou exemplificar com um cliente nosso, que é uma escola de dentistas: Nós performamos melhor no Facebook, do que no Instagram, e em cidades vizinhas às capitais. Fica de insight, para vocês. 5) Não impulsionar Esse é o maior erro das mídias sociais. Entenda que as redes sociais, hoje, são mídias sociais. E por que mídias? Porque são espaços que você tem de pagar para que sua mensagem chegue até sua audiência. Simples assim! Portanto, contar somente com uso de Hashtags pode ser um tiro n’água. Reserve um valor mensal que possa utilizar para impulsionar seus posts e anúncios, assim você estará atingindo as pessoas certas. 6) Só olhar para o número de seguidores Foque na qualidade e não quantidade. Seguidores é só uma métrica muito legal. Não vou negar! Mas ficar focado

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