Revista LOJAS Papelaria - Edição 309

LOJAS PAPELARIA 7 sas operações nos vários continentes. “Esse é um ponto extremamente importante para não competirmos entre nós mesmos, pois existem algumas regiões onde esse risco pode acontecer. Outro ponto importante são as ex- pansões regionais. Tanto na América Latina quanto no Brasil, ainda temos muita oportunidade de crescimento, temos alguns canais, algumas regiões onde ainda não estamos tão presentes. Não é nada novo, mas passamos a ter um pouco mais de foco, de atenção para as nossas decisões. Nosso trabalho continua sendo o mesmo, agora só com esse olhar mais detalhado sobre o Brasil e sobre essas otimizações que podemos fazer. Na verdade, só mudamos de nome, o trabalho continua sendo parecido e com esses desafios globais daqui pra frente.” sumidores e produtores de cadernos, livros, enfim, do mercado publicitário, reforça Araújo. “Estamos esperando muito por esse momento, estamos aguardando bastante a retomada das atividades da economia brasileira. Sabemos dos desafios que estamos enfrentando, como inflação, desem- prego, mas a nossa mensagem aqui é ‘proximidade’, é estar cada vez mais perto de todos que consomem os nossos produtos e, também, escutan- do oportunidades. Acredito que, quanto mais próximos estivermos, mais vamos ouvir sobre oportunidades de desenvolvimento de produtos, enfim, coisas que não fazemos, mas que poderíamos fazer para complementar o portfólio, com alternativas de produtos, de mix de produtos, alternativas logísticas, coisas que podemos trabalhar com a nossa cadeia de consumo, para que consigamos novamente estabelecer um novo patamar de qualida- de, de atendimento e de percepção de marca.“ O gerente revela que os planos da Sylvamo são bastante ambiciosos e bastante genuínos. “Esse novo escopo, com o Brasil representando mui- to dessa estrutura, vai fazer com que a operação brasileira cresça e se desenvolva, não só pensando internamente, mas pensando também nos nossos clientes, nos nossos distribuidores, naqueles que consomem os nossos produtos. Eu acho que as atividades continuam muito parecidas, mas temos um fôlego diferente pra construir, criar e desenvolver cada vez mais. Nosso apelo ao meio ambiente, à sustentabilidade continuam como prioridades, vamos começar a falar de temas ESG, de sustentabilidade; nós detemos a fibra, temos uma responsabilidade muito grande com a captura do CO2. Dessa forma, o tema sustentabilidade deve crescer e se tornar cada vez mais fortalecido. Os nossos ativos florestais são vantagens com- petitivas e dentro da própria companhia, eu acho que nós temos muito a ensinar ao restante das nossas operações em outros continentes, sobre não só como se opera a floresta da melhor forma, mas toda a importância da sustentabilidade, da preservação ambiental que isso traz. Essas ques- tões são importantíssimas para o nosso futuro, também”, completa Araújo. Para tanto, A Sylvamo mantém um volume de investimentos florestais bem considerável anualmente, conforme Araújo, e está trazendo cada vez mais tecnologia, inclusive com a indústria 4.0 cada vez mais próxima do florestal, que é uma realidade pra todo o setor de silvicultura no Brasil. “Sabemos que o mercado de terras está competitivo em estados, como são Paulo e Minas Gerais, por exemplo, os preços subiram muito, mas tem muito foco na questão de produtividade, onde podemos avançar com o passar do tem- po, e isso fazer com que tenhamos bons números daqui pra frente. Mas o ponto de tecnologia e investimentos no florestal é uma preocupação que nós sempre tivemos, inclusive com novidades para o futuro.” No Brasil, a Sylvamo emprega cerca de 3 mil pessoas. São três unidades in- dustriais, localizadas em Mogi Guaçu (SP), Luiz Antônio (SP) e Três Lagoas (MS), que produzem mais de 1 milhão de toneladas de papel não revestido por ano, além de mais de 100.000 hectares de florestas de eucalipto e vege- tação nativa no Estado de São Paulo, que fornecem uma fonte sustentável de fibra de madeira de alta qualidade. Retomada O gerente relata uma mistura de ansiedade e otimistoE com a retomada do mercado brasileiro. “A questão escolar também é importante pra nós, a marca Chamequinho é uma marca muito identificada pelo público jovem, pelas crianças e pelas famílias. A Chamex é uma marca líder, super conso- lidada. Temos planos bastante ambiciosos pra esse começo de ano, com a retomada das aulas, as ações em papelarias e as ações nos canais de e- -commerce dos nossos distribuidores. Nós fizemos bastante coisa durante a pandemia, pra continuar sendo a marca líder, pra continuar com a percep- ção do nosso cliente sobre a nossa presença e, agora, cada vez mais próxi- mo da retomada é não só continuar o trabalho que fizemos, como reforçar presença no ponto de venda, a presença com produtos novos que lança- mos, como Chamex 300 folhas, Chamequinho com várias cores dentro do mesmo pacote. Muito disso aconteceu num momento muito turbulento e, agora, temos a condição de, na retomada das atividades de escritórios e escolas, conseguir reforçar a nossa liderança cada vez mais no Brasil.” O mercado pode esperar cada vez mais presença da Sylvamo nos pontos de venda, além do fortalecimento do relacionamento com os principais con-

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