Revista LOJAS Papelaria - Edição 236 - page 50

GIRO
Lojas
Dezembro
2014
Setordeentretenimentocresce4%
impulsionadoporprodutos infanto-juvenis
Omercadode entretenimentono Brasil, incluindobrinquedos, gerou um
faturamentode R$ 5,7bilhões de janeiro a julhodeste ano – equivalente
a 4%de crescimento em relação a igual períodode 2013. Deste valor, R$
4bilhões são relativos a produtos voltados para opúblico infanto-juvenil,
mercadoque cresceu 10% em relação aos sete primeirosmeses de 2013.
Esses números positivos foram impulsionados pela entrada de novos pro-
dutos, como os tablets infantis, e pelodesempenhopositivodos jogos e
consoles de videogames. As vendas de consoles atingiram33%de expan-
são e os jogos de videogame cresceram 17% em faturamentonomesmo
período. Em anodeCopa doMundo, os jogos de futebol representaram
uma fatia de 19pontos percentuais desse segmento, acima de Argentina
(16%) e Portugal (14%), por exemplo. Esses dados foram apresentados na 11ª Conferência Anual daGfK, quarta
maior empresa de pesquisa demercadodomundo.
O aumentodas vendas de consoles de videogame teve a contribuiçãodos equipamentos de nova geração, que já
representam20%do faturamento total e 11%das unidades vendidas. “Mas os consoles da geração antiga ainda
têm a expressiva participaçãode 82% em volume. Notamos crescimentogrande na Europa porque quase todas as
vendas sãoda nova geração: em valor, a Inglaterra cresceu 208%, a França, 110%, e a Alemanha 66%. Com isso,
a Inglaterra este anopassou o Brasil, que ainda émaior que Espanha e Itália”, afirmaOliver Röemerscheidt, diretor
de unidade de negócio.
Com crescimentode 11,5% em unidades, omercadode jogos de videogame está na contramãoda tendência
global de retração. Omercado alemão teve resultadonegativo, diminuindo 22,5%; o francês caiu 13,9%, e o
italiano 12,4%, todos em volume. “Brasil e América Latina ainda crescemporque continuam consumindo jogos
da geração anterior, assim como têm o adicional da nova geração. No Brasil, os jogos novos representam 8%das
vendas em volume e 13% em valor”, destaca Röemerscheidt. Nos primeiros setemeses deste ano, o Brasil teve
faturamentodeUS$ 247,9milhões, sendo ultrapassadopela Inglaterra (US$520milhões),mas ainda à frente de
Espanha (US$ 203,7milhões) e Itália (US$194,4milhões).
Na categoria de vídeos, a tecnologia blu-ray não temdado o impulso esperadopara o setor. As vendas dasmídias
DVD e blu-ray registraramqueda de 9% em unidades de janeiro a julhodeste ano em comparação com igual perí-
odode 2013, enquanto omercadodeDVDplayers e blu-ray players apresentouqueda de 14%das vendas. Entre
as diversas categorias de filmes, apenas as animações, voltados para opúblico infanto-juvenil, tiveram crescimento:
as vendas subiram 12% e sua participaçãonomercado cresceude 13%para 17%.  
Com crescimentode 2,4% em unidades, o segmento infanto-juvenil também foi oquemais contribuiupara a
expansãode 2%no varejode livros no Brasil, entre janeiro e julhode 2014 em comparação com 2013. Em vários
países europeus, houve retraçãonesse período (Portugal, 3%; Espanha, 8%, e Itália, 6%).
O setor de brinquedos registrou ligeira queda, 0,6%, nos sete primeirosmeses do ano, númeroque ainda não
contabiliza os resultados de vendas doDia das Crianças. Odestaque doperíodo foi o crescimentode participação
dos produtos licenciados, que passaram a responder por 27,5%do faturamento. Representavam24,1%, entre
janeiro e julhode 2013, e 23,9% em igual períodode 2012. Na avaliaçãodos dados regionais, é possível constatar
que osmaiores crescimentos de vendas foram registrados noNordeste (4,8%) eNorte/Centro-Oeste (4,2%),mas
são as regiões commenores gastosmédios embrinquedos por criança. EnquantonaGrande São Paulo esse valor
está em R$101,00 e naGrande Rio em R$ 149, cai para R$ 18,00noNordeste e R$29,00noNorte/Centro-Oeste.
50
1...,40,41,42,43,44,45,46,47,48,49 51,52,53,54,55,56,57,58,59,...60
Powered by FlippingBook