Revista LOJAS Papelaria - Edição 233 - page 28

Lojas
Setembro
2014
28
escolar
Os benefícios doCartãoMaterial Escolar
Na abertura do segundo dia doCiclo de Palestras, RicardoCarrijo apresentou o funcionamento do sistema que busca subs-
tituir os atuais kits escolares comprados pelo poder público
Atualmente, partedoorçamentodaUniãoé investidana compraedistribuiçãode kits escolares aos alunos da redepública
deensino. Amedida centralizaos recursos empoucas empresas vencedoras deprocessos licitatórios em vezdedistribuí-los
por todaa cadeiaprodutiva: fabricantes, distribuidores e varejo. Segundoopalestrante, sónoestadodeSãoPaulo foram
fechadas centenas depapelarias por contadestaprática.
Durante suaapresentação, Carrijodetalhouo funcionamentodo sistema: crédito concedidoaalunos da redepúblicapara
compraexclusivamentedematerial escolar, por umperíodopré-determinado, empapelarias cadastradas nas associações
comerciais locais. “Hoje, 80%dos alunos estãonas escolas públicas; isso significaqueapenas 20%deles frequentamas
papelarias”, ilustrou.
CombasenaexperiênciadoDistrito Federal edemunicípios que jáadotaramoCartãoEducação, opalestrante listouos
benefícios: satisfaçãodos alunos pelaboaqualidadedomaterial ea liberdadede comprar omaterial quequiser, naquan-
tidadedesejada; fimdoatrasonaentregados kits oficiais edodesperdício; geraçãodeempregos emelhoranos serviços
oferecidos pelas papelarias dosmunicípios; fortalecimentodas entidades associativas locais; formalizaçãodepequenos es-
tabelecimentos eaumentonaarrecadaçãode impostos; fimdos problemas logísticos deentrega, estocagememanuseios
dos kits dentrodas escolas.
OCartãoencontra-seemdiferentes estágios de implantaçãoemdezenas deoutrosmunicípios de cincoestados. Além
disso, tramitanoSenadooProjetode Lei 122, que vinculaum créditopara compradematerial escolar aos beneficiários
doBolsa Família. Carrijopediuparaqueaaudiênciadapalestraajudea conscientizar os senadores de seus estados sobre
a importânciadoprojeto. “Hojehá12milhões de famílias beneficiadas peloBolsa Família. Imaginem todas estas pessoas
comprandonas papelarias”, disse.
Comoalternativa, umgrupodeentidades representativas do setor –ABFIAE (AssociaçãoBrasileirade Fabricantes e Impor-
tadores deArtigos Escolares), Abigraf (AssociaçãoBrasileiradas IndústriasGráficas), Simpa (SindicatodoComércioVarejista
deMaterial deEscritórioePapelariadoEstadodeSãoPaulo) eBrasil Escolar –RedeNacional dePapelarias, Adispa (Asso-
ciaçãodosDistribuidores dePapelaria), e Facesp (FederaçãodosAssociadosComerciais doEstadodeSãoPaulo) – vem
trabalhando juntoa várias esferas daadministraçãopúblicaparaa implantaçãodoCartãoMaterial Educação.
RepúblicaDominicana. Também compradores
dos Estados Unidos prestigiaram a iniciativa.
Nos últimos cinco anos, o ProjetoComprador
atraiumais de 60 visi-
tantes internacionais,
com efetivaçãode
negócios emmais de
30países dos quatro
continentes. “OGra-
phia é fundamental
para odesenvolvi-
mentodos negócios
internacionais das
nossas associadas.
Dentrodele, o ProjetoComprador é estratégi-
co, pois cria uma janela de oportunidade para
a valorizaçãodos nossos parceiros de negó-
cios. É ummomentodedicado a trazê-los a
nossa casa e propiciar a convivência com os
empresários do setor, em ocasiões de trabalho
e de lazer”, explica Ricardo Fonseca, consultor
internacional doGraphia.
Participantes
A Confetti, uma das empresas integrantes
doGraphia, fabrica agendas, cadernos, pas-
tas e blocos com chapas de polipropileno e
Tera (material exclusivo da empresa e 100%
1...,18,19,20,21,22,23,24,25,26,27 29,30,31,32,33,34,35,36,37,38,...68
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